Secom Maceió
Alunos da rede municipal de ensino aliaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula à diversão, na tarde deste sábado (19), durante um quiz preparatório para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizada em outubro e novembro deste ano. Centenas de estudantes dos 5º anos visitaram a 10ª Bienal Internacional do Livro e, além de conhecer as exposições, puseram à prova tudo o que aprenderam ao longo do ano. De forma descontraída e lúdica, as crianças brincaram enquanto respondiam às perguntas, feitas de acordo com os assuntos abordados pelo exame.
LEIA TAMBÉM
A presença dos influenciadores Rafa Jaqueira e Tiago Mochileiro animou os competidores, que se dedicaram ao quiz e tornaram a tarde mais animada, com direito a batalhas de dança e outras competições. “É um momento incrível que a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão promovendo entre os alunos, porque é um ambiente de interação. É muito bacana, porque a prova do Saeb está chegando e é muito importante que esses alunos participem”, disse Tiago.
Rafa Jaqueira destacou que a iniciativa é uma forma de incentivar as crianças a responderem a prova do Saeb, que é de extrema importância para o cálculo da nota do Ideb municipal. “Todas as crianças e jovens devem ser motivados a participar desse exame. Esse momento é apenas uma prévia, com certeza a Prefeitura vai se esforçar para incentivar ainda mais os estudantes da rede”, afirmou.
Incentivo à aprendizagem - Para os alunos, a visita à Bienal representou uma oportunidade de mergulharem em um universo de conhecimento. Eles apreciaram os estandes de livros, na exposição, e também se dedicaram a responder às perguntas do quiz ‘Se Liga no Ideb’.
“Aqui é um mundo novo, foi uma experiência diferente e muito boa”, disse a estudante Micaele Vitória, do 5º ano. Ela acrescentou que, em sua escola, está se dedicando aos assuntos que caem no Saeb e que está esforçada para fazer uma boa prova.
Já a aluna Eduarda Melo, também do 5º ano, confessou estar nervosa para a prova, mas que está decidida a revisar todos os assuntos de português e matemática. “Estou feliz com meu 10 em matemática, então espero me dar bem”, comentou.
Adriana Messias, professora do 5º ano da Escola Municipal Orlando Araújo, disse que a oportunidade é ótima para que os alunos exercitem os aprendizados adquiridos em sala de aula de maneira descontraída e leve. "O evento está maravilhoso, serve como um incentivo para que eles mostrem o que estão aprendendo na escola. Eles participam destas brincadeiras e jogos lúdicos para mostrar, realmente, tudo o que aprenderam”, revelou.
LEIA MAIS