Mutange e região: Lula envia mensagem a Dantas e marca reunião após COP 28

Publicado em 01/12/2023, às 14h23
Reprodução -

TNH1

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, divulgou nesta sexta-feira, 1º, que recebeu mensagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar sobre o risco iminente de colapso da mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió. 

LEIA TAMBÉM

Segundo Dantas, Lula quer se reunir com o governador para tratar sobre o desastre ambiental da Braskem assim que retornar do Catar, onde está representando o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28. 

"Mais cedo já havia conversado com o presidente da República em exercício, @geraldoalckmin, e marcado uma reunião no Palácio do Planalto para próxima terça, às 10h. Trabalharemos juntos para proteger e reparar as vítimas", postou o governador nas redes sociais.

O risco de afundamento da mina nº 18 colocou Maceió em estado de emergência pelos próximos 180 dias.

Em nota encaminhada à imprensa nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a mineradora Braskem atualizou a situação e informou que há dois cenários para a "acomodação de solo" na mina 18, causada pela extração de sal-gema. Conforme a empresa, o afundamento pode se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta, isto é, um colapso.

A empresa também afirmou que a extração de sal-gema foi encerrada em 2019 e que o trabalho de preenchimento das cavernas segue o prazo pactuado com as instituições de fiscalização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Fim de ano: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió