Mutange: avenida interditada terá controle de acesso a partir do próximo sábado

Publicado em 07/12/2020, às 19h04
Assessoria/Defesa Civil -

Secom Maceió

Adotando medidas de salvaguarda da população, a Prefeitura de Maceió informa que a partir do próximo sábado (12) a área já interditada da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, passa a contar com um controle de acesso para evitar o trânsito de pessoas e veículos de forma indevida na região. A decisão se faz necessária uma vez que a população vem burlando o bloqueio instalado com manilhas e continua transitando na área que tem risco iminente de desastre.

LEIA TAMBÉM

Para o controle de acesso, estão sendo instaladas duas cancelas, uma no bairro do Bom Parto e outra no bairro de Bebedouro, nos trechos já interditados desde março deste ano, após recomendação da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A operacionalização do controle de acesso está sendo realizada pela empresa Braskem, através de Termo de Cooperação Técnica 4 com a Prefeitura de Maceió.

A partir desta terça-feira (8) até a sexta-feira (11), serão realizados trabalhos educativos com ciclistas, motoqueiros e transeuntes para orientar sobre o controle de acesso que passa a vigorar no dia 12, quando apenas terão acesso a área interditada veículos oficiais que precisem trafegar na região e veículos em serviço em apoio às obras operacionais da Braskem, a exemplo das ações de enchimento das frentes de lavra e da encosta.

Além do tráfego indevido na região, a necessidade de controle de acesso em trecho da Avenida Major Cícero se deve ao fato de que o monitoramento realizado na área aponta que o fenômeno de subsidência tem se mostrado atuante com o surgimento de novas evidências do problema e, ainda, relatórios apresentados pela empresa Braskem em setembro deste ano (confeccionados por instituições contratadas pela mineradora) que apontam índice elevado de subsidência e projetam prazos para possíveis colapsos de minas com impacto na superfície, caso nenhuma medida seja adotada para estabilização das minas de exploração de sal-gema.

O controle de acesso está restrito a uma área de cerca de 1.700 metros que compreende o trecho da Avenida Major Cícero de Goes Monteiro entre a Casa de Saúde Miguel Couto e o cruzamento da linha férrea do VLT no Bom Parto. O bloqueio não afetará a circulação da população na Avenida General Hermes e Ladeira Ulisses Bandeira, na Gruta do Padre, e está sendo adotada uma vez que não há mais pessoas morando da região, nem comércio funcionando neste trecho. 

O trabalho educativo contará com entrega de panfletos com orientações às pessoas que ainda transitam na região informando sobre o controle de acesso a partir do dia 12. Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Guarda Municipal estarão no local para dar suporte aos agentes sociais da Braskem que farão a mobilização. Além da panfletagem, as lideranças comunitárias da área circunvizinha foram informadas sobre a medida e serão multiplicadores das informações nas comunidades.

Interdição

Parte da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, foi interditada em 28 de março deste ano, quando a Defesa Civil de Maceió e a CPRM recomendaram o fechamento da via devido ao processo evolutivo de subsidência e a falta de equipamentos que auxiliem no monitoramento da instabilidade de solo, a exemplo de uma rede sismográfica de alta resolução, que permita processamento e alerta automáticos. Além da Avenida, a linha férrea também teve trecho interditado.

Trânsito

O controle de acesso não trará alterações no trânsito da região, uma vez que diz respeito apenas a área já interditada no mês de  março. A SMTT orienta que os condutores devem seguir o fluxo já adotado no período da interdição: os condutores que vierem do bairro da Santa Amélia e chegarem à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, em frente à Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, devem obrigatoriamente virar à esquerda e acessar a Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon). A partir deste ponto, os motoristas deverão seguir pela Rua José da Silveira Camerino (antiga Belo Horizonte) e seguir até a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Caso optem por seguir em direção ao Bom Parto, os condutores podem seguir pela Rua José da Silveira Camerino e virar à direita na Rua Ricardo de César Melo, virar à esquerda na Rua Coronel Lima Rocha, à direita novamente na Rua Manoel Menezes, à direita na Avenida Doutor Muniz Falcão, à esquerda na Rua Jerusalém, à esquerda na Rua Arnon de Melo, à direita na Travessa Senador Arnon de Melo, na via aberta no trecho Hospital Portugal Ramalho, à direita na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), à esquerda na Rua Antenor Gomes de Oliveira e virar à direita na Ladeira Lopes Trovão para ir em direção ao Bom Parto.

Já os condutores de veículos que vierem do Bom Parto pela Rua General Hermes devem efetuar um desvio à direita em frente ao Ginásio Tenente Madalena. A partir deste trecho, os motoristas deverão seguir pela Ladeira Lopes Trovão, virar à esquerda na Rua Professor Virgínio de Campos, depois à esquerda novamente na Rua Clementino do Monte, em seguida à direita no trecho Cepa, por onde deverá seguir até encontrar a Rua Miguel Palmeira.

Da Rua Miguel Palmeira, o condutor deve virar à esquerda e acessar a Rua Manoel Menezes e dobrar à direita na Rua Coronel Lima Rocha. De lá, deve seguir pela Rua Ricardo César Melo, até encontrar a Rua Professor José da Silva Camerino. Logo após, o condutor poderá virar à esquerda na Rua Professor José da Silveira Camerino e seguir até a Rua Doutor Passos de Miranda, para então poder voltar à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro e seguir em direção ao bairro da Santa Amélia; ou caso prefira poderá virar à direita na Rua Professor José da Silveira Camerino para acessar a Avenida Fernandes Lima e seguir até o seu destino final.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem cai de caminhão e morre soterrado por areia em obra na Avenida Durval de Góes Monteiro PM que morreu em incêndio de hotel ajudou no socorro dos hóspedes e estava pronto para voltar ao DF Imagens mostram destruição após incêndio dentro de hotel na Pajuçara Hotel pega fogo no bairro da Pajuçara; uma pessoa morreu após inalar fumaça