'Mundo Estranho', 1ª animação da Disney com protagonista gay é a principal estreia dos cinemas

Publicado em 24/11/2022, às 12h49
-

Gabriel Amorim*

Após o sucesso de ‘Encanto’, animação da Disney que estreou no final do ano passado, a criançada e os fãs do gênero ficaram na expectativa para saber qual seria a próxima produção do estúdio. Com as férias escolares batendo na porta, ‘Mundo Estranho’ é a grande estreia da semana e apresenta o primeiro protagonista gay do estúdio de animação.

LEIA TAMBÉM

Também nesta semana, o público acompanha as estreias de ‘Bardo’, produção da Netflix com o diretor Alejandro González Iñarritu (‘Birdman’ e ‘O Regresso’), ‘Serial Kelly’, comédia nacional estrelada por Gaby Amarantos, a dramédia ‘Sra. Harris vai a Paris’, com Isabelle Huppert e Lesley Manville, e o sul-coreano ‘Ligação Explosiva’, com trama intensa e imprevisível de perseguição.

MUNDO ESTRANHO

Os cinemas alagoanos recebem a estreia de ‘Mundo Estranho’, a primeira e única animação do estúdio que será lançada este ano. A produção é um marco de representatividade dentro da empresa do Mickey, porque é a primeira vez que um personagem LGBTQIA+ assume o protagonismo de um longa-metragem do estúdio. A produção chega oito meses depois da produtora ser acusada pelos próprios funcionários por não dar a luz verde para projetos com representatividade.

Na trama, que se passa nas terras fictícias de Avalônia, a energia elétrica depende da vida de um vegetal. Quando a planta passa a ser ameaçada, a família de Ethan Clade, um garoto de 16 anos - filho de pais birraciais -, sai na luta para salvar as plantações do local. Em meio a jornada heróica, com as mais diversas criaturas fantásticas, o protagonista acaba se apaixonando por outro menino, e a família descobre que os maiores desafios que irão enfrentar são as diferenças entre si.

Dirigido por Don Hall e escrito por Qui Nguyen - a mesma dupla responsável por ‘Raya e o Último Dragão’, do mesmo estúdio -, o longa conta com um elenco de vozes de peso. Na versão original, em inglês, a lista inclui Jake Gyllenhaal como Searcher Clade; Jaboukie Young-White como Ethan, Dennis Quaid como Jaeger, Gabrielle Union como Meridian Clade, e Lucy Liu como Callisto Mal.  

BARDO

O público que gostou de ‘O Regresso’ e ‘Birdman’ já pode se preparar que o diretor Alejandro Iñarritu está com um novo projeto. ‘Bardo’ é uma produção da Netflix, mas tem estreia prévia nos cinemas, ainda que em um circuito pequeno, para que a produção possa concorrer a próxima edição do Oscar.  

A história acompanha um jornalista mexicano, que luta contra a crise existencial decorrente da luta contra sua identidade, dos problemas familiares e das loucuras de suas memórias. O protagonista, então, passa a buscar respostas em seu passado para reconciliar quem ele é no presente.

O longa promete ser uma das principais produções já feitas da Netflix, principalmente por contar com a direção de Iñarritu, que já conquistou cinco estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção por ‘Birdman’. Além disso, por ‘Regresso’, também conquistou o prêmio de Melhor Direção e recebeu o prêmio honorário pelo curta-metragem ‘Flesh and Sand’.

SERIAL KELLY

Depois de curtas participações em obras selecionadas, Gaby Amarantos estreia como protagonista em nova produção nacional. Em ‘Serial Kelly’, a artista assume o papel de uma cantora de forró que viaja pelo nordeste brasileiro e deixa mortos por onde passa. Dirigido por René Guerra, o longa também estreia nos cinemas alagoanos nesta quinta feira (24). 

O roteiro assinado por Guerra e Marcelo Caetano traz uma personagem feminina forte em meio ao gênero de comédia. A estrela em ascensão sofre no mercado de trabalho por ser mulher, e é a primeira serial killer feminina do país. Na busca pela sua chance de fazer grande sucesso, ela começa a ser investigada pelo assassinato de três homens.

SRA. HARRIS VAI A PARIS

Para aquecer as expectativas para o Natal, ‘Sra. Harris Vai a Paris’ é a nova produção natalina que estreia nos cinemas alagoanos e mostra um pouco do clima britânico de uma das mais famosas datas comemorativas do mundo. Dirigido por Anthony Fabian, o longa é protagonizado por Isabelle Huppert, Lambert Wilson e Lesley Manville.

A história acompanha uma empregada doméstica (Manville), que é viúva na Londres dos anos 50. Certo dia, ela acaba se encantando por um vestido da alta costura da Dior e decide fazer de tudo para tê-lo. A partir daí, ela inicia uma jornada que a leva até Paris.

LIGAÇÃO EXPLOSIVA

Depois das estreias de ‘Força Bruta’ e ‘A Maldição: Despertar dos Mortos’, na última semana, chegou a hora da estreia de mais uma produção sul-coreana. ‘Ligação Explosiva’ chega aos cinemas alagoanos nesta quinta-feira (24) e é protagonizada por Jo Woo Jin.

Na trama, o gerente de banco Sung-gyu (Jo Woo Jin) está dirigindo em direção ao seu trabalho, na companhia de seus filhos, quando recebe uma ligação misteriosa dizendo que há uma bomba em seu carro e que ele só irá sobreviver se mandar uma grande quantia de dinheiro. No entanto, as coisas começam a piorar quando Sung se torna o principal suspeito do ato terrorista para a polícia.

O público ainda poderá assistir ao relançamento de ‘E.T. - O Extraterrestre’, a ação ‘Força Bruta’, o terror ‘A Maldição: Despertar dos Mortos’, o nacional ‘Nada É Por Acaso’, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' - produção da Marvel Studios -, a aventura ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’, o anime ‘One Piece Fim: Red’, o terror ‘A Luz do Demônio’ e o novo filme da DC Comics ‘Adão Negro’.

► MACEIÓ SHOPPING (Kinoplex)

A rede Kinoplex traz as estreias de ‘Mundo Estranho’, nova animação da Disney, e ‘Ligação Explosiva’, produção sul-coreana de tirar o fôlego. ‘Força Bruta’, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Adão Negro’ seguem em exibição.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► PARQUE SHOPPING MACEIÓ (Cinesystem)

Na Cruz das Almas, a animação ‘Mundo Estranho’,  a produção da Netflix ‘Bardo’, a comédia nacional ‘Serial Kelly’, a dramédia ‘Sra. Harris vai a Paris’ e o sul coreano ‘Ligação Explosiva’ estreiam com destaque. O clássico de Spielberg ‘E.T. - O Extraterrestre’, a ação ‘Força Bruta’, o longa nacional ‘Nada É Por Acaso’, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Adão Negro’ continuam em cartaz.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► PÁTIO SHOPPING MACEIÓ (Centerplex)

Na parte alta da cidade, ‘Mundo Estranho’, primeira animação da Disney com protagonista gay, estreia com destaque. ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, ‘A Luz do Demônio’ e ‘Adão Negro’ ainda continuam em exibição.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► SHOPPING FAROL (Cinepremium)

O Shopping Farol, na Avenida Fernandes Lima, conta com a estreia da mais nova animação da Disney ‘Mundo Estranho’. A mais nova produção da Marvel ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ continua em em cartaz. 

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► ARTE PAJUÇARA

O Arte Pajuçara conta com as estreias de ‘Serial Kelly’, produção estrelada por Gaby Amarantos, e ‘Bardo’, da Netflix, que chega aos cinemas para um circuito pequeno. ‘E.T. - O Extraterrestre’ e ‘Paloma’ ainda estão disponíveis.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► INTERIOR

► ARAPIRACA GARDEN SHOPPING

O cinema de Arapiraca traz a estreia da nova animação da Disney ‘Mundo Estranho’. ‘Força Bruta’, ‘Nada É Por Acaso’. ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Adão Negro’ seguem em cartaz.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

► SHOPPING DA VILA (Delmiro Gouveia)

O Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, no Sertão, conta com três filmes em cartaz: a estreia de ‘Mundo Estranho’, primeira animação com protagonista gay da Disney, a nova produção da Marvel ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Adão Negro’, novo filme da DC com “The Rock”.

Clique aqui para conferir todas as sessões.

*: Sob supervisão da editoria.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sequência de Moana é a grande estreia da semana nos cinemas; veja programação Em cerimônia na Europa, jovem alagoano recebe prêmio em evento da ONU Diretor de 'Ainda Estou Aqui' é um dos cineastas mais ricos do mundo Academia confirma 'Ainda Estou Aqui' como elegível ao Oscar