Mudanças na resolução do Contran podem deixar Carteira de Habilitação mais cara

Publicado em 04/09/2017, às 08h08

Redação

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL) participou na última sexta-feira (01) da audiência pública, realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito, visando modificar a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil.

Se aprovadas, as mudanças começarão a valer a partir de 2018 e podem encarecer o processo de habilitação.

Entre as alterações propostas está o aumento da carga horária para os cursos teóricos e práticos. De acordo com a minuta, quem pretende tirar a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) deverá ter uma carga horária de 79 horas/aula, diferente do que é exigido atualmente, 30 horas/aula. Já a carga horária total de quem pretende se habilitar para categoria “A” (moto) passará de 65 horas/aula para 85 horas/aulas.

No processo para categoria “B” (carro) um aluno deve, hoje, ter 70 horas/aula, com a aprovação da resolução, ele deverá passar por 90 horas/aula em uma autoescola. A minuta com alterações se estende também para a adição das categorias “C, D e E”, além do curso de reciclagem para condutores infratores e os cursos em especialização de transporte.

Outra alteração se refere a provas práticas. Caso o candidato seja reprovado, além de esperar 15 dias, ele será obrigado a fazer, no mínimo, 5 horas/aula práticas de direção para então realizar o exame novamente. O simulador continuará obrigatório (antes das aulas práticas), conforme a nova Resolução 168, com carga horária de 5 horas/aula obrigatórias e 3 horas/aula opcionais.

A minuta altera a validade do processo de habilitação, passando de 12 meses para 18 meses, sendo que o processo de habilitação terá início no ato do cadastramento dos dados do candidato junto ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025 Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas