MPT realiza inspeções em empresas e órgãos públicos para coletar provas de assédio eleitoral

Publicado em 29/10/2022, às 12h02
Foto: Reprodução/Assessoria -

Ascom MPT

Desde que começou a receber denúncias de assédio eleitoral, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas tem visitado os ambientes laborais onde supostamente ocorre a prática de constrangimento, coação ou ameaça de trabalhadores em benefício de um dos candidatos à Presidência da República ou ao Governo do Estado, neste segundo turno das Eleições 2022. 

LEIA TAMBÉM

Trata-se do instrumento de inspeção, que tem por objetivo reunir provas para instrução de procedimentos investigativos, como o são os inquéritos civis. Como desdobramento, a investigação pode resultar num termo de ajustamento de conduta ou numa ação judicial.

Nesta sexta-feira (28), uma equipe do MPT inspecionou um dos lugares acusados de assédio eleitoral no trabalho. Ela visitou um motel na parte alta de Maceió. Por lá, buscou-se fazer o registro de imagens e ouvir relatos de testemunhas. O MPT tem por regra conversar com os empregadores e empregados nessas ocasiões.

Ao final da inspeção, o Ministério Público do Trabalho deixou uma notificação recomendatória de conduta junto ao proprietário do estabelecimento e acompanhará o cumprimento dela nos próximos dias. O MPT orienta que o motel se abstenha de cometer qualquer prática de assédio eleitoral no meio ambiente de trabalho.

Em caso de desrespeito à recomendação, o MPT adverte que adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis para garantir a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Denúncias devem conter provas - Apesar da importância da inspeção para subsidiar procedimentos de apuração de denúncias, o Ministério Público do Trabalho orienta às vítimas de assédio eleitoral no trabalho a reunirem provas da conduta. São válidos vídeos, fotografias, áudios e descrições detalhadas da prática ilegal. O MPT garante o sigilo da fonte e permite a denúncia anônima.

“Nós precisamos dessas provas para seguir apurando as denúncias mesmo depois do término das eleições. O MPT buscará responsabilizar os maus empregadores e maus gestores públicos que tiverem cometido assédio eleitoral no ambiente de trabalho, abusando da sua condição favorável em detrimento da vulnerabilidade dos trabalhadores. Dessa forma, esperamos que, nas próximas eleições a prática não se repita e que todos possam exercem seu direito ao voto sem qualquer embaraço”, disse o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo.

Em virtude das eleições de segundo turno, a instituição ministerial estará de plantão durante todo o fim de semana em Maceió, das 8h às 17h. O MPT seguirá fazendo inspeções conforme as denúncias de assédio eleitoral no trabalho forem surgindo.

Serviço de denúncia

Telefone: (82) 2123-7992
WhatsApp: (82) 99335-6203
Site: www.prt19.mpt.mp.br/servicos/denuncias
Aplicativo: Pardal MPT (iOS e Android)
Atendimento presencial: Rua Professor Lourenço Peixoto, Loteamento Stella Maris, Quadra 36, bairro da Jatiúca, nº 90, em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título