MPT instaura inquérito civil para apurar acidente com trabalhadores rurais em Jacuípe

Publicado em 03/09/2021, às 13h09
Divulgação / MPT -

Ascom MPT-AL

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas instaurou um inquérito civil, na última quarta-feira (1º), para apurar as circunstâncias do acidente com um caminhão que transportava trabalhadores rurais da Usina Santa Clotilde. Na ocasião, um trabalhador morreu e dezenas ficaram feridos.

LEIA TAMBÉM

O procurador do MPT Rodrigo Alencar, designado para presidir o inquérito, solicitou o relatório de análise do acidente à Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL). Alencar requisitou à usina a relação de todos os trabalhadores que estavam sendo transportados no momento do acidente, a documentação do caminhão e de um ônibus utilizado para o transporte dos trabalhadores e a autorização para o transporte dos empregados no respectivo ônibus.

O MPT também solicitou à usina o relatório de análise do acidente porventura elaborado pela empresa, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) mais atualizado e o contrato social com todas as alterações.

“O inquérito civil irá apurar as causas do acidente, mas o que já fica claro é que os trabalhadores estavam sendo transportados em um caminhão de carga, o que é terminantemente proibido pela legislação. Há uma norma específica para o transporte de trabalhadores rurais, que estabelece uma série de condições. Então, o modo como ocorreu o acidente já evidencia uma irregularidade muito grave e que exige um posicionamento forte por parte da fiscalização do trabalho e do MPT”, afirmou o procurador.

Após as respostas da usina, o MPT marcará uma audiência com representantes da empresa para colher mais esclarecimentos sobre o acidente. Todas as informações já colhidas através de notícias da imprensa e a documentação solicitada à SRT/AL e à usina embasarão as investigações.

O acidente - O acidente com os trabalhadores ocorreu na manhã de segunda-feira, 30, em uma estrada vicinal no município de Jacuípe, quando seguiam para a usina. Eles estavam na carroceria de um caminhão usado para o carregamento de cana-de-açúcar.

No momento em que subia uma ladeira, o veículo acabou descendo de ré. Em virtude da perda de controle na descida, ele tombou e arremessou os trabalhadores em uma área de mato.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo Sem água há mais de 30 dias, homem protesta lavando roupa em sede de concessionária Vídeo: teto de escola municipal desaba no interior de Alagoas