MPAL quer que Prefeitura de Maceió regularize site de emissão de guias de IPTU

Publicado em 07/02/2024, às 15h31
Secom Maceió -

TNH1 com Ascom MPAL

O Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento administrativo para que a Prefeitura de Maceió regularize o site de emissão de guias de IPTU no sentido garantir mais transparência. De acordo com o promotor de Justiça Marcus Rômulo de Mello, o portal não apresenta informações básicas ao cidadão sobre o cálculo do imposto.

LEIA TAMBÉM

Publicado nesta quarta-feira (07), o procedimento administrativo foi instaurado após o MP tomar conhecimento sobre a ausência de informações básicas ao cidadão sobre os fatores utilizados na fórmula de cálculo do IPTU 2024, a exemplo da alíquota e do valor venal do imóvel, que é uma estimativa que o Poder Público faz sobre o preço de um bem.

“O carnê do IPTU precisa trazer o valor venal do imóvel para que o cidadão possa conferir se houve alteração em relação ao ano passado. Além disso, o carnê virtual não presta informação sobre quanto cada contribuinte está pagando de taxa de limpeza urbana”, informou o promotor de Justiça.

Por esse motivo, o Ministério Público decidiu acompanhar de perto a situação por meio do procedimento administrativo, podendo requisitar todas as informações necessárias à sua instrução, entre outras diligências que se mostrarem necessárias até que a situação seja regularizada.

O TNH1 entrou em contato com a Prefeitura de Maceió, que informou que as guias podem ser emitidas online e que também serão enviados às residências, a partir de março, os boletos físicos. Veja na íntegra abaixo:

"A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa que disponibiliza as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em versões física e digital, que podem ser emitidas pela internet nos canais oficiais do órgão e também enviadas às residências como boleto físico, a partir de março deste ano.

A Sefaz acrescenta que a guia é um documento meramente arrecadatório e que dados como o Valor Venal do Imóvel, fatores de cálculo, como padrão construtivo e tipo de imóvel são disponibilizados na Ficha ou Certidão Cadastral da propriedade, também disponibilizadas pela Secretaria de Fazenda pela internet. O boleto físico enviado aos contribuintes dispõe o resumo cadastral contendo essas mesmas informações.

A emissão do IPTU pela internet pode ser feita de duas formas, uma pelo sistema tributário do Municipio (siat.maceio.al.gov.br) e outra pelo serviço de emissão facilitada do imposto (online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024), ligado ao sistema tributário, que facilita o acesso ao tributo e o pagamento dele por meio digital. O serviço de emissão facilitada é uma demanda solicitada pela população ao setor de atendimento ao contribuinte. Em ambos os casos, a guia do IPTU é disponibilizada com as principais informações sobre o imóvel, como a titularidade dele e a composição do tributo a ser pago."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió