Movimentação na lagoa nesta manhã seria "acomodação" na área da mina 18, diz Defesa Civil

Publicado em 12/12/2023, às 10h50
Imagens aéreas foram registradas às 6h40 desta terça-feira (12) | Foto: Reprodução / Youtube TNH1 -

Redação TNH1

A Defesa Civil de Maceió esclareceu que a movimentação na água em cima da mina 18, no Mutange, noticiado pelo TNH1, trata-se de uma movimento que é "parte do processo de acomodação do evento que ainda está em andamento", referindo-se ao rompimento da minha. 

LEIA TAMBÉM

O órgão também reforçou que a população não deve transitar na região e que pescadores estão proibidos de exercer atividade na região da mina 18, que está localizada nas proximidades do antigo campo do CSA, no bairro do Mutange.

Mais cedo, a reportagem da TV Pajuçara/ Record registrou com exclusividade que a área em cima da mina 18 voltou a apresentar uma movimentação de água formando inicialmente ondas e depois um redemoinho. As imagens aéreas foram registradas às 6h40 desta terça-feira (12), dois dias após o rompimento; assista:

Leia abaixo a nota na íntegra.

A Defesa Civil informa que o movimento registrado onde ocorreu o colapso da mina nº18, na Lagoa Mundaú, já era esperado e faz parte do processo de acomodação do evento, que ainda está em andamento.

O órgão reforça as orientações e a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização; os pescadores também devem evitar o trecho demarcado.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações e recomendações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

A mina 18, causada pela extração de sal-gema pela, rompeu às 15h15 de domingo, 10 de dezembro. Antes do rompimento, a Defesa Civil havia confirmado a aceleração do afundamento do solo da mina, que naquele momento chegou a 12,5 centímetros nas últimas 24 horas.

Devido ao risco de colapso, Maceió chegou a ficar em alerta máximo. O nível operacional foi reduzido somente para alerta, mas por precaução, a recomendação é que a população não transite na área desocupada até que haja nova orientação da Defesa Civil.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras