Motociclistas fazem "buzinaço" na porta do DMTT após flagrante de viatura derrubando mulher

Publicado em 13/09/2024, às 10h48
Reprodução/Vídeo -

TNH1

Um grupo formado por dezenas de motociclistas realiza um protesto na manhã desta sexta-feira (13), em frente ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), no Tabuleiro do Martins, menos de um dia depois de uma mulher ser atingida por uma viatura do órgão municipal e cair da moto em trecho da BR-104, próximo à Ufal. A vítima ficou ferida e foi levada ao hospital.

LEIA TAMBÉM

Confira imagens do protesto:

Os motociclistas se concentram na frente do DMTT depois de uma "convocação" por redes sociais e promovem um "buzinaço" para chamar a atenção das autoridades. O grupo age com revolta depois do vídeo (veja mais abaixo) do flagrante viralizar. Nele, é possível ver a queda da mulher do veículo no momento em que a viatura vira para o lado esquerdo. 

"Concentração às 9h da manhã na Tupan da Fernandes Lima. Saindo às 9h30 para a frente do DMTT. Nosso classe é forte, vamos mostrar que eles não podem fazer o que querem. Várias autoridades de vários países estão na cidade. Essa é a hora perfeita para um protesto", disse a mensagem compartilhada em diversos grupos de WhatsApp.

No fim da manhã, houve um princípio de confusão entre manifestantes e agentes do DMTT. O vídeo abaixo mostra alguns servidores municipais tentando retirar os motociclistas da avenida e há reação deles. 

O protesto travou o trânsito para quem segue pela Avenida Durval de Góes Monteiro e não há previsão para término do ato. 

O que disse o DMTT

Sobre o protesto, nesta manhã, o Departamento ainda não se pronunciou. Porém, sobre o vídeo que mostra a colisão entre viatura e moto, o órgão municipal se defendeu ao relatar que a manobra de "zigue-zague" é procedimento padrão para casos de escolta de autoridades. O DMTT alegou que, no momento, a equipe escoltava a ministra da Juventude e Modernização de Portugal, para o G20. 

O DMTT informa que o acidente envolveu uma motocicleta e uma viatura que realizava a escolta da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, para o G20. 

A escolta é intransponível e a colisão veio a acontecer devido à motocicleta desrespeitar a distância e tentar acessar o espaço da célula da escolta. Por questões de segurança, outra viatura foi acionada. 

A manobra em zigue-zague é definida em manual policial para a segurança, quando algum veículo tenta avançar para dentro do comboio.

Foi acionada uma outra equipe do DMTT para ir até o local de acidente, de onde foi constatado que a condutora da motocicleta teve ferimentos leves e levada por uma unidade da SAMU ao HGE.

O DMTT e a PRF estão desde a última terça-feira (11) divulgando orientações à população a fim de manterem os cuidados no tráfego durante a passagem das escoltas do G20 em Maceió, inclusive com a orientação de não seguir os veículos batedores.

Veja o vídeo:

O que diz o CTB

Quem fura o bloqueio feito por autoridades no trânsito está sujeito a uma infração, segundo o artigo 205 do CTB. "Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes", mostra a lei.

A infração é considerada leve e penalidade é multa. Porém, o CTB não diz se o veículo usado pela autoridade pode derrubar o outro caso o bloqueio seja violado. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Estudante atingido por janela no Cepa continua acamado e precisa de ajuda MPF e MP/AL recomendam maior rigor na autorização de demolições em áreas afetadas por subsidência em Maceió BRK inicia recuperação estrutural do píer do Emissário Submarino de Maceió Audiência pública na Câmara de Maceió vai debater Faixa Verde na orla