Redação
Com direito a apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas, foi realizada nesta quinta-feira (27) a abertura da mostra “A Floresta Encantada de Manoel da Marinheira”, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. O evento, gratuito, contou com grande público.
LEIA TAMBÉM
Promovido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a mostra expõe os trabalhos do genial artista popular alagoano Manoel da Marinheira. “Nossa maior intenção é lançar Manoel da Marinheira em sua verdadeira dimensão, como um dos maiores artistas populares brasileiros”, explicou o presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer.
O acervo pertence ao colecionador Jorge Tenório, um aficionado pelas esculturas de Manoel da Marinheira e sua família. “Ele tem a satisfação de ver suas peças aqui [na mostra], porque a alegria do colecionador é ver o seu acervo multiplicado nos olhares, e isso está acontecendo nesta noite”, afirmou a museóloga Carmem Lúcia Dantas.
Um dos filhos de Manoel, André da Marinheira, participou do evento em homenagem ao pai e contou um pouco da história artística da família. “A arte vem do meu avô, que gostava de fazer esculturas e restaurava artes sacras. O meu pai, aos 12 anos, ‘inventou’ de fazer uma peça escondido. Quando meu avô descobriu, viu que ele tinha jeito e disse que ele ia continuar trabalhando”, explicou.
LEIA MAIS