Morre Jairon Maia Fernandes, ex-presidente do TJ e desembargador de Alagoas

Publicado em 20/05/2020, às 09h56
Divulgação -

Redação TNH1

O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e desembargador aposentado Jairon Maia Fernandes faleceu na noite dessa terça-feira, 19, num hospital particular em Maceió. Ele teria sido internado na unidade com sintomas da covid-19, mas o resultado do teste ainda não foi divulgado.

LEIA TAMBÉM

Maia Fernandes tinha 86 anos e foi presidente do TJ/AL entre os anos de 1997 e 1999. Ele também foi o 19º presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), de 1999 a 2003. O Fórum de Maceió, situado no bairro de Barro Duro, recebeu o nome dele.

O Governo, o Município e órgãos do Estado lamentaram o falecimento do jurista. O governador Renan Filho (MDB) publicou no Twitter ainda na noite de ontem que recebia com tristeza a morte de Maia Fernandes. Ele prestou solidariedade aos familiares do desembargador e ao município de Branquinha, adorado por ele.

Recebo, com tristeza, a notícia do falecimento do desembargador Jairon Maia Fernandes, ex-presidente do TJ-AL e cujo nome batiza o Fórum de Maceió.

AL homenageia esse grande homem do Direito e presta solidariedade à família e ao povo da Branquinha, que o Dr. Jairon tanto amou.

— Renan Filho (@RenanFilho_) May 19, 2020

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, lamentou a morte de Jairon Maia. Confira a nota:

A Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) lamenta o falecimento do desembargador aposentado Jairon Maia Fernandes, ocorrido ontem à noite, num hospital da capital em que estava internado.

Jairon foi presidente entre 03/02/1997 e 05/02/1999, período da inauguração do Fórum da Capital, no Barro Duro. Ele viabilizou a construção do edifício Anexo I, onde funcionam setores administrativos do TJ.

“Lamentados a morte do desembargador Jairon Maia. Contribuiu para a modernização do TJ. Era figura benquista e muito humana”, comentou Tutmés Airan, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.


A Câmara Municipal de Vereadores de Maceió também emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento. Veja a nota:

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Maceió lamenta o falecimento do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Jairon Maia Fernandes, ocorrido na noite desta terça-feira (19). O jurista estava internado com suspeita de Covid 19 no Hospital do Coração, em Maceió. Ele sofria de problemas cardíacos e era portador de diabetes.

Jairon Maia Fernandes estava com 86 anos e ocupou a presidência do Tribunal de Justiça no período de 1997 a 1999 e foi o 19º presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), de 1999 a 2003. Em reconhecimento ao seu desempenho como jurista, o fórum de Maceió recebeu o seu nome em outubro de 1998.

A Mesa Diretora e todos os demais vereadores que formam o Parlamento municipal da Capital se solidarizam com os familiares e amigos neste momento de dor e roga a Deus pelo conforto a todos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas