Redação
Moradores dos conjuntos Rosanne Collor e Colina 2, no Clima Bom, parte alta de Maceió, movem uma ação para a retirada de postes de alta tensão em calçadas de casas da região. Eles alegam que convivem com o risco de choques elétricos, e que os equipamentos ocupam quase toda a área de passagem do pedestre.
LEIA TAMBÉM
Segundo o líder comunitário Joaquim Alberto da Silva, o “Joca”, os postes foram instalados em 2012, mas a ação judicial alega que há uma legislação que proíbe a presença deles em áreas residenciais. Ele ainda disse que o projeto existe há mais de 20 anos, e que quando foi planejado, as comunidades não existiam.
No mesmo ano, Joca conta que foi feito um abaixo-assinado pelos moradores do local, entregue ao Ministério Público, que fez com que a obra fosse parada por três meses. Mas a instalação foi concluída pouco tempo depois.
Nesta quarta-feira (10), os moradores serão ouvidos em uma audiência no Fórum Estadual, no bairro do Barro Duro, às 15h.
O TNH1 entrou em contato com a Eletrobras, que se posicionou sobre o assunto no início da tarde desta segunda-feira (8).
Confira a nota na íntegra:
A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que seguiu todas as normas e legislações vigentes para executar a obra de construção da linha de distribuição que interliga as subestações do Tabuleiro e a do Polo de Marechal Deodoro. A obra contou com a implantação de postes no bairro do Clima Bom.
A Distribuidora recebeu a devida autorização da antiga Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), atual secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), e a liberação dos órgãos ambientais. A Empresa reforça ainda que tomou todo o cuidado para não instalar os postes em áreas que impeçam a circulação dos pedestres ou entradas nas residências, mas que como o bairro não tem planejamento urbano, o trabalho de implantação da rede encontrou dificuldades. Quanto à questão da segurança, foram implantados equipamentos modernos e com sistemas de proteção seguros, para evitar o risco de acidentes e garantir a segurança da população.
A Eletrobras ressalta que a obra traz melhorias para o fornecimento de energia de aproximadamente 130 mil consumidores de vários bairros de Maceió e de localidades nos municípios de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco.
LEIA MAIS