Redação
LEIA TAMBÉM
Moradores do Mutange, em Maceió, fecharam a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, principal via do bairro, em protesto para cobrar o início das obras de reconstrução das galerias que romperam e provocaram uma inundação nas casas da região, na tarde de sábado (22). Além disso, eles voltaram a ser surpreendidos com um grande volume de água que invadiu residências após o rompimento de uma encanação, no começo da tarde desta segunda (24).
O início das obras estaria marcado para as 8h desta segunda-feira (24), mas devido a um atraso com a empresa que realizaria o reparo, não começou até o final da manhã.
Veja vídeo do protesto:
“O que foi combinado com a população foi de a reconstrução começar às 8h, mas já estamos quase no final da manhã e nenhum trabalhador chegou”, afirma Jhonnathan Costa, morador do local.
O deslizamento
Trabalhadores que faziam reparos na tubulação da galeria de águas da chuva que passa pelo bairro do Mutange quase foram soterrados no sábado (22), depois que uma grande quantidade de barro cobriu o buraco onde trabalhavam.
O vazamento de água foi controlado e desviado para uma galeria próxima à linha do trilho do trem pela Defesa Civil Municipal, que alertou para risco de novo desabamento no começo da tarde desse domingo (23).
No começo da noite de domingo (23), outro problema foi gerado. Uma queda de barreira interrompeu a circulação do VLT segundo informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Causa do problema
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou, em nota, que o rompimento pode ter sido provocado pela ação da chuva e pelo desvio, por parte da população, de água servida e esgoto sanitário para as galerias.
"Um trabalho emergencial para contenção da água foi realizado no domingo com sacos de argila. Nesta segunda-feira (24), equipes da Seminfra voltaram para o local para avaliar a situação e iniciar a construção de um muro de sacaria de solo-cimento, com a finalidade de conter a água e evitar que ela entre nas casas. O prazo para a conclusão deste trabalho depende da chuva. Se o tempo permitir, a obra deve ser concluída em três dias", diz a nota.
Água volta a invadir casas
Por volta das 14h, os moradores voltaram a ser surpreendidos com um grande volume de água que invadiu residências no local. Segundo informações, uma encanação ficou obstruída com a água da chuva e se rompeu. As equipes da Seminfra e da Slum estão realizando o procedimento para resolver a situação.
Os moradores também reclamaram que o acúmulo de lixo está entupindo as galerias.
Confira os vídeos:
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS