Moradores do Jacintinho bloqueiam via em protesto por falta d'água

Publicado em 14/12/2018, às 08h11
Reprodução / TV Pajuçara -

TNH1 com TV Pajuçara

Na noite dessa quinta-feira (13), moradores do Jacintinho bloquearam o cruzamento entre as ruas Comendador José Geraldo e Governador Afrânio Lages, principal via do bairro, para protestar pela falta de água na região.

LEIA TAMBÉM

Moradores dizem ter ficado até duas semanas com o fornecimento de água interrompido. "Chega o recibo de água de 100 reais, mas nada da agua. Temos que passar a noite juntando agua nos baldes", disse uma moradora.

Eles reclamaram que precisam passar a madrugada à espera de agua, na tentativa de armazenar o básico em baldes.

Em nota, a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) disse que a região está sendo abastecida por meio de um esquema de rodízio e negou ter conhecimento de que a população tenha ficado duas semanas com o abastecimento comprometido. Confira a nota na íntegra.

"O bairro do Jacintinho é abastecido por meio de manobra: durante dois dias, o abastecimento fica para a parte alta, que vai do viaduto sobre a Leste-Oeste até a divisa com o Barro Duro. Enquanto isso, fica desabastecida a parte que vai do mesmo viaduto até as imediações da TV Ponta Verde, o que inclui o Loteamento Alto das Mangabeiras, situado no entorno da Praça do Mirante. Nos dois dias seguintes, a manobra se inverte.

Hoje e amanhã, está sendo abastecida a parte alta do bairro. No sábado, portanto, o fluxo de água será direcionado para a parte baixa.

Porém, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), de modo excepcional e emergencial, vai fazer manobras nos registros para abastecer a área do entorno desse Loteamento na noite de hoje. Amanhã pela manhã, espera-se que essa área esteja abastecida.

A Casal reforça que não tem conhecimento de que essa comunidade fica uma ou duas semanas sem água. Se ocorrer, é preciso que os moradores procurem a sede da Casal para informar o problema e saber quais soluções estão sendo tomadas para resolver definitivamente o desabastecimento do bairro. A Casal nunca se recusou a receber e a conversar com moradores e lideranças comunitárias.

A manobra para garantir o abastecimento do Jacintinho ocorre em virtude do aumento do consumo no verão.

Para amenizar essa situação, a Companhia já iniciou a perfuração de um novo poço na localidade. Ele deve ficar pronto e entrar em operação até o início de janeiro. E, para sanar a deficiência, estão em andamento obras mais complexas, entre as quais: a interligação de reservatórios, a extensão de redes e o aumento da produção de água na ETA Pratagy. Essa obras são de longo prazo, devendo ser concluídas no mês de maio de 2019.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara