Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia

Publicado em 12/09/2015, às 10h04
-

Redação

Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia (Crédito: TNH1 / Deborah Freire)

Atualizada às 11h19

A morte de um jovem durante uma troca de tiros com a Polícia Militar, na madrugada deste sábado (12), próximo ao terminal de ônibus da Levada, em Maceió, levou moradores do bairro a realizarem um protesto na Avenida Senador Rui Palmeira, por volta das 8h30 de hoje.

A movimentação foi acompanhada da depredação de três ônibus da viação Real Alagoas, na região do terminal do Mercado da Produção, que levou a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a suspender o serviço de transporte público no local, por motivo de segurança.

Os coletivos estão saindo da Praça da Faculdade e voltarão a circular no terminal do Mercado da Produção após à normalização da situação.

A PM também declarou alerta para novas ocorrências na região e realizou rondas nas ruas próximas aos locais dos dois atos.

Bloqueio de pista

Cerca de 30 pessoas, segundo contabilizou a PM, fecharam a pista usando pneus e lixo e atearam fogo a um contêiner, deixando o trânsito bloqueado nos dois sentidos.

O 1º Batalhão foi acionado para conter os manifestantes, e recebeu apoio da Radiopatrulha e Operações Policiais Litorâneas.

O internauta Samuel Tidemy Miranda registrou vídeos no momento do bloqueio; assista:

De acordo com o supervisor do 1º BPM, tenente Cardoso, com a chegada dos policiais e das viaturas, os manifestantes recuaram e nem mesmo chegaram a informar qual reivindicação faziam.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou o fogo pouco depois das 9h. Outra viatura de bombeiros precisou ser acionada para retirar o contêiner e desobstruir a avenida. O trânsito foi liberado, inicialmente, em meia pista.

Reivindicação

A reportagem do TNH1 ouviu manifestantes sobre o motivo do protesto e, sem se identificar, eles disseram que o jovem morto na madrugada não era criminoso e não reagiu à abordagem policial. “O cara tá só brincando e a polícia já chega atirando”, disse um dos moradores.

Já de acordo com o tenente Cardoso, houve reação e a polícia apenas “respondeu”. “Uma viatura foi, inclusive, atingida. O jovem foi socorrido, mas infelizmente não resistiu. A PM tem que manter a ordem”, declarou.

Morte

Segundo informações da polícia, a troca de tiros que resultou em morte horas antes do protesto foi motivada por uma abordagem da polícia a suspeitos, na Rua Padre Cícero, próximo ao terminal de ônibus. A guarnição teria sido recebida a tiros e revidou, atingindo o jovem identificado apenas como Tiago, na cabeça e nas costas. Ele foi socorrido até o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025