Redação
O que você acha da possibilidade de alugar um carro pagando um valor bem abaixo da tabela estipulada pela maioria das empresas de locação de veículos? Pois é mais ou menos isso que a Chevrolet apresentou à imprensa segmentada nesta quinta-feira (9). Conheça o Maven.
Trata-se de um aplicativo de projeto piloto para os colaboradores do Complexo Industrial de São Caetano do Sul se locomoverem de forma livre, pagando um valor bem abaixo do estipulado pelos meios de transportes particulares convencionais. Segundo a marca, o APP faz parte do movimento global da GM para o desenvolvimento de soluções urbanas e sustentáveis ao redor do mundo, que agora chegou ao Brasil.
Ainda com informações da Chevrolet, o programa será gerenciado por meio de um aplicativo disponível para smartphones com os sistemas operacionais Android e IOS. Uma vez com o APP instalado, o cliente criará um login e senha. De forma bastante intuitiva, a reserva poderá ser feita sempre com no mínimo 30 minutos de antecedência. Logo em seguida, aparecerá na tela do celular o modelo disponível, com placa e cor.
De início, o Maven estará implantado em sete modelos Cruze LTZ dza versão antiga. Para demonstrar para a imprensa, o GM também instalou o APP no Cobalt (mas apenas de forma demonstrativa). Segundo os engenheiros do projeto, a implantação do Maven só serve em veículos que possuam o Onstar, podendo o software ser instalado em até 1 hora.
Após a localização do carro, o cliente clicará em um ícone de para destravá-lo, que já estará com a chave localizada dentro do modelo. Claro, para comportar esta tecnologia, o GM precisou desabilitar a opção de não travamento das portas com a chave dentro. Após finalizar o percurso, o APP trará a informação para travar as portas, dando fim à "corrida".
Nessa primeira fase, a ação terá a retirada e devolução dos Cruze LTZ em vagas demarcadas e reservadas dentro da fábrica. O valor a ser pago é de R$ 35 por hora ou até R$ 210 por uma reserva de 24 horas, incluindo o seguro e combustível. Passando de seis horas, o APP não computará mais o valor, fixando a quantia máxima por dia pelo último preço supracitado.
Importante citar que o sedã Cruze, único disponível por aqui com a tecnologia Maven, é equipado com o sistema Onstar que oferece ao motorista serviço de emergência, segurança, navegação e concierge. Em breve, toda a família Chevrolet estará disponível para o APP, fixando valores diferentes para cada tipo de modelo. Por exemplo, uma hora de locação para o Camaro não será igual para o mesmo período com o Prisma. Disposta a segurar segredo, a Chevrolet não especificou com ênfase, mas informou que pretende, ainda este ano, implantar o Maven fora dos portões da sua fábrica, ou seja, para todos.
Oriundo dos EUA
Evidente que a tecnologia Maven não nasceu aqui no Brasil. No país estadunidense, já existe esse acessório desde janeiro, com foco nas grandes cidades e também em condomínios residenciais. A marca, relutante, informou que o Brasil terá um conjunto habitacional com o APP disponível ainda este ano, sem revelar mais informações. Nos EUA, cerca de 80 modelos já contam com este tipo de facilidade de locomoção.
LEIA MAIS