Redação
Missa em ação de graças celebrada na Catedral comemora os 200 anos de Maceió (Crédito: Secom Maceió / Pei Fon)
A fé teve seu espaço garantido dentro dos festejos pela passagem dos 200 anos de Maceió. Na manhã deste dia 05 de dezembro, data do aniversário da cidade, foi celebrada a missa em ação de graças. Conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, a missa solene reuniu centenas de pessoas na Catedral de Maceió e contou com a participação do prefeito Rui Palmeira e seu secretariado, além de servidores e sociedade maceioense em geral.
“Será um dia inteiro de festa e iniciamos com um ato de fé agradecendo a Deus pelas bênçãos e pedindo realizações para a nossa cidade e para as famílias maceioenses. Que nossa padroeira possa nos trazer paz e luz para o futuro da cidade de Maceió. O dia está muito bonito e ensolarado, o mar está lindo. Deus foi muito generoso com a nossa cidade e nos deu um presente no dia do bicentenário”, disse o prefeito Rui Palmeira.
O vice-prefeito, Marcelo Palmeira comentou: “Estamos começamos este dia 05 da melhor forma possível, aqui na Catedral Metropolitana de Maceió celebrando e agradecendo a Deus por esses 200 anos. Também estamos aqui para pedir um ano de sucesso para os maceioenses e para a gestão. Maceió vem crescendo e é isso que estamos buscando”.
O arcebispo Metropolitano Dom Antônio Muniz Fernandes falou sobre o momento solene. O gesto de “homenagear a cidade com a fé”, foi uma iniciativa da diocese. “Estamos aqui como igreja, com representantes de várias paróquias da cidade, para oferecer, dentro das comemorações, nosso presente. A história de Maceió não está só vinculada, mas identificada com a história da igreja católica. A cidade cresceu aos pés da pequena capela dedicada à São Gonçalo do Amarante, que por sua vez, cresceu, cresceu e se transformou em uma grande catedral metropolitana”.
A missa teve ainda um momento de homenagem ao bicentenário com a exibição de um vídeo mostrando as belezas, cultura e a gente maceioense. A homenagem fez menção à passagem por Maceió da Imagem Peregina da Padroeira do Brasil e à Padroeira da cidade. E também à história da Catedral Metropolitana. A cantora Ana Costa entoou canções da terra, entre elas, a que se tornou o hino dos 200 anos, de Júnior Almeida, a música Maceió 200 Anos.
Estiveram presentes os secretários municipais Adriana Toledo (Gabinete do Prefeito), Solange Jurema (Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária), Mônica Suruagy (Segurança Comunitária e Cidadania), Messias Costa (Planejamento), Allan Balbino (adjunto de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio) e ainda secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico. Os vereadores Fátima Santiago, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa também participaram da celebração.
Programação 200 anos
“Convidamos a todos para que participem dos festejos dos 200 anos”, convocou Rui Palmeira lembrando que o dia 05 segue repleto de ações comemorativas. Às 15h, na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara, acontece a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, seguida do desfile cívico. Já às 19h, no Jaraguá, a Prefeitura promove a exibição do Vídeo Mapping, com a projeção de imagens no Edifício Histórico da Associação Comercial de Maceió. A festa continua a partir das 20h com o Espetáculo “Maceió Meu Xodó”, no Estacionamento do Jaraguá.
Fonte: Secom Maceió
LEIA MAIS