Redação
O aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, deve ser licitado em breve. Um convênio entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Estado de Alagoas foi assinado nesta quinta-feira (21), durante visita do ministro Valter Casimiro a Maceió.
LEIA TAMBÉM
Uma agenda de obras foi anunciada na solenidade, realizada no Porto de Maceió, em Jaraguá, e entre elas, o aeroporto é um dos investimentos com recursos garantidos pelo governo federal.
O convênio vai autorizar o Estado a licitar a construção e, com isso, Alagoas passa a receber recursos para a obra. “São vários investimentos. Hoje, Alagoas tem várias obras do Ministério dos Transportes em porto, aeroporto, rodovias. É mais de R$ 1 bilhão na carteira do Ministério”, declarou o ministro Valter Casimiro.
De acordo com o governador de Alagoas, Renan Filho, Maragogi é uma das cidades brasileiras que mais recebem turistas, mas ainda não possuem aeroporto. “É uma obra muito importante que vai impulsionar o turismo e gerar emprego”, afirmou.
Terminal de passageiros no Porto de Maceió
Outra obra anunciada hoje foi a construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió, que deve ser iniciada após a conclusão da obra de dragagem, que está perto de ser concluída. As duas obras terão um investimento total de cerca de R$ 35 milhões.
“Certamente vamos incrementar o turismo aqui na região. Vamos contar com uma infraestrutura melhor no nosso Porto. Some-se a isso que nós estamos na fase final do nosso Centro Pesqueiro, que vai dar outra cara para o bairro histórico de Jaraguá, já beneficiado pelo VLT que voltou a circular no bairro”, destacou o prefeito Rui Palmeira, também presente ao evento.
Segundo o deputado federal por Alagoas e ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, a conclusão da obra do terminal está prevista para daqui há 14 meses e vai impulsionar a vinda de cruzeiros para a Capital. "Voltaremos a receber e ultrapassaremos os 50 navios por temporada, o que vai aumentar e facilitar o acesso às nossas praias, no entorno de Maceió, gerando emprego e renda", declarou.
Aeroporto de Arapiraca
O também deputado federal por Alagoas e ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse ainda que hoje foi assinado o Protocolo de Intenção para a construção do Aeroporto de Arapiraca, que depende apenas da definição oficial da área onde será construído. “É uma obra que já está incluída no PAC e no Programa de Aviação Regional”, explicou.
Ele ainda lembrou que hoje serão liberados mais 10 quilômetros da duplicação da BR-101, de Teotônio Vilela a Junqueiro, e até agosto, o trecho até São Miguel dos Campos.
“Outra entrega importantíssima, que encomendamos ao INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), foi um estudo sobre as bacias das lagoas Mundaú e Manguaba, para poder executar uma obra e permitir que haja troca de água entre a lagoa e mar. Com isso, vamos recuperar o sururu, o pescado e evitar enchentes em época de chuvas”, ressaltou.
LEIA MAIS