Ministro anuncia recursos para cidades afetadas pelas chuvas em Alagoas

Publicado em 27/05/2022, às 17h57
Foto: Reprodução -

Redação TNH1

O Ministério do Desenvolvimento Regional vai liberar recursos para as cidades afetadas e que já têm a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Até agora, nove cidades estão nessa condição: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Roteiro, Rio Largo, Penedo, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro. Outros municípios, a exemplo de Maceió, São Miguel dos Campos e Feliz Deserto também devem entrar na lista. A princípio, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou R$ 2,5 milhões para Rio Largo e São Miguel dos Campos, duas das cidades mais impactadas pelas chuvas. Ferreira esteve hoje em Alagoas e sobrevoou as regiões atingidas. 

LEIA TAMBÉM

"Nessa situação, o primeiro recurso que a gente libera é para socorro e assistência. São cestas básicas, água, kit de colchões, higiene e limpeza, para que as pessoas que ficaram desalojadas possam ter o mínimo de conforto nessa situação. Os dois municípios mais afetados por enquanto foram Rio Largo e São Miguel dos Campos. Estamos liberando para esses dois municípios, também em publicação extra do DOU nas próximas horas ou talvez amanhã, R$ 2,5 milhões", afirmou o ministro, que aproveitou para fazer um alerta à população de Apagoas.

"A primeira coisa que devemos dizer é que as medidas de autoproteção têm que ser mantidas. Ainda tem alerta de chuva para o final de semana aqui em Alagoas. É importante divulgar para a população respeitar os alertas das Defesas Civis locais para evitar maiores tragédias. Feito isso, a nossa equipe trabalhou junto aos municípios aqui para que fossem decretando situação de emergência local e a gente já conseguiu o reconhecimento federal para 9 municípios que saiu no Diário Oficial da União hoje", disse o ministro Daniel Ferreira, ao explicar como o governo federal pode dar apoio a essas cidades em situação de emergência.

O ministro esteve acompanhado do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, que prometeu atender os municípios e fazer um levantamento dos estragos em um razo de 90 dias. "Vamos estar atentos para atender e solucionar os problemas emergenciais instantâneos e, consequentemente, com o prazo de 90 dias, levantar todas as demandas dos estragos que as cidades tenham tido nesse momento, para que o Governo Federal, com as medidas provisórias aprovadas e em tramitação no Congresso Nacional, tenham condições de socorrer nossos municípios", disse Arthur Lira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)