Ministério Público investiga suposto vazamento de dados da Sky

Publicado em 12/12/2018, às 20h08
Sky | Reprodução/Flickr -

Olhar Digital

A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil público nesta semana para investigar um suposto vazamento de dados da Sky.

LEIA TAMBÉM

Um pesquisador de segurança eletrônica divulgou no início de dezembro a descoberta de um banco de dados publicamente acessível em que qualquer pessoa poderia visualizar informações pessoais de 32 milhões de clientes da operadora de TV paga.

O banco de dados incluía informações como nomes completos, e-mails, endereços, data de nascimento, telefones e informações sobre as assinaturas, como planos contratados e número de dispositivos utilizados, além de senhas criptografadas.

Segundo o pesquisador que fez a descoberta, Fábio Castro, havia 429 GB de API e 27 GB de informações de logs disponíveis no tal banco de dados. A Sky não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas dias após a divulgação da denúncia, o banco de dados foi fechado para usuários com senha.

Na portaria de número 30/2018, que estabelece a abertura do inquérito civil público, o promotor de Justiça Frederico Meinberg, líder do Espec, diz que o MP tem como objetivo "investigar as circunstâncias do suposto incidente de segurança envolvendo o banco de dados da Sky Brasil, bem como apurar as responsabilidades pelos danos causados".

O MP emitiu um ofício à Sky para informar sobre a abertura do inquérito e deve convocar Fábio Castro, o pesquisador que descobriu o suposto vazamento, para prestar esclarecimentos e fornecer mais informações sobre o caso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira