Meteorologia chega a emitir alerta, mas ventos em Maceió devem diminuir

Publicado em 26/11/2015, às 12h33
-

Redação

Arvore caída na BR-104: tronco apodrecido e vento forte (Crédito: Reprodução Trânsito Maceió)

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricosde (Semarh) emitiu, nesta quarta (25), um alerta para a Defesa Civil Municipal de Maceió informando sobre a força dos ventos que têm atingido o litoral da capital. Ontem, uma árvore caiu na BR-104, no bairro Cidade Universitária, em parte, pelas condições do tronco, mas também ajudada pela força do vento.

Mas, hoje cedo, o alerta foi "extinto", segundo Vinícius Pinho, meteorologista da Semarh, porque "os ventos que estavam sendo monitorados" perderam a força.

Segundo dados da sala de alerta da Semarh, a velocidade média tem aumentado no final de tarde, provocado pelo fenômeno do vento Nordeste, comum nesta época do ano, mas que tem se intensificado devido a um ciclone extratropical próximo à costa de São Paulo.

O alerta que havia sido enviado à Defesa Civil informava sobre possibilidade de ventos a 60 e até 70 km/h.

"Avisos como esse são precauções, mas temos monitorado todo esse processo durante 24 horas, sete dias por semana. Acreditamos que a partir de sexta-feira, ou sábado, os ventos percam força, mas o monitoramento deve continuar, já que o vento Nordeste segue até fevereiro, quando o verão está próximo do seu fim", disse Vinícius Piño.

"A força dos ventos que tem atingido o litoral poderia causar prejuízos materiais. Mas o alerta foi extinto, já que o vento que estávamos monitorando perdeu força. A velocidade média aumenta a partir do final da tarde, quando o continente começa a resfriar, já que a diferença de pressão e gradiente de temperatura são condicionantes ao aumento das forças dos ventos", detalhou.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025