Meteoro acende clarão nos céus de Santiago, no Chile; assista

Publicado em 09/07/2022, às 20h45
Reprodução/Twitter -

Olhar Digital

Um meteoro riscou o céu e abriu um imenso clarão na cidade de Santiago, no Chile, por volta das 5h45 (horário de Brasília) na sexta-feira (8). Segundo autoridades locais, o meteoro se desintegrou em várias partes antes de desaparecer na região da Cordilheira dos Andes.

LEIA TAMBÉM

Câmeras da Ledrium, uma empresa de telecomunicações chilena, registraram o fenômeno — popularmente chamado de “estrela cadente”. De acordo com a imprensa internacional, os habitantes da cidade relataram ter escutado o som do meteoro cruzando a atmosfera como se fosse o de uma rajada de trovão.

Meteorito sobre Santiago de Chile. 7.7.2022 pic.twitter.com/ZGn41L9uJR

— Uriel De Simoni ✍???? (@Urieldesimoni) July 7, 2022

Em entrevista ao site MSN, o astrônomo Juan Carlos Beamin, da Fundação Chilena de Astronomia, explicou que o meteoro que cruzou Santiago — e também foi visto em alguns pontos na Argentina — se chama “T12.cl”.

“O espaço está cheio dessas pedrinhas. Em geral, estamos falando de alguns granitos, ou seja, são bem pequenos e estão lá, alguns desde a formação do Sistema Solar, outros são restos de cometas ou asteroides que se desprenderam”, acrescenta.

Segundo o cientista, o clarão acendeu porque, ao entrar na atmosfera, mesmo “uma pedra, ou uma pequena rocha, devido ao atrito com o ar, queima e brilha”. “Estamos falando de velocidades de 10 mil km/h”, pontua Beamín.

A Fundação Chilena de Astronomia também esclareceu que o perigo dos elementos é mínimo, exceto quando as dimensões excedem as de uma bola de futebol.

“Se conseguir sobreviver à atmosfera da Terra e atingir o solo e a superfície, já pode ser produzida uma cratera”, explica o astrônomo Sandro Villanova, do departamento de astronomia da Universidade de Concepción. “Neste caso, seria chamado de meteorito.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Carro invade mercado de Natal na Alemanha, mata ao menos 2 e fere 63 'Terrorista mais sexy da Rússia' é condenada a 21 anos de prisão Por que o papa Francisco vai distribuir 'salvo-condutos ao céu' em 2025 Comissária de bordo cai de avião em aeroporto no Reino Unido