Messi vence o Bola de Ouro da FIFA; brasileiro leva o prêmio Puskas

Publicado em 11/01/2016, às 17h06

Redação

Depois de ver Cristiano Ronaldo ser eleito o melhor do mundo nos últimos dois anos, o argentino Lionel Messi superou o astro português e o brasileiro Neymar e faturou sua quinta Bola de Ouro, entregue por Kaká, último brasileiro que venceu o prêmio, em 2007.

LEIA TAMBÉM

Messi venceu com 41.33% dos votos, seguido de Cristiano, que recebeu 27.76% e Neymar, que teve 7.86%. “É um momento muito especial para mim voltar aqui e ganhar outra vez depois de dois anos vendo o Cristiano Ronaldo ganhar. É incrível que seja o quinto. Certamente é muito mais do que imaginava e sonhava quando era pequeno”, disse o argentino.

No feminino, a americana Carli Lloyd, que apontou um "hat-trick" no triunfo dos Estados Unidos na final do Campeonato do Mundial, foi escolhida como a Jogadora do Ano FIFA com 35,2% dos votos. A alemã Célia Šašić, com 12,6%, e a japonesa Aya Miyama, com 9,88%, conquistaram respectivamente o segundo e terceiro lugares.

Wendell Lira: o gol mais bonito do ano

Nem Messi e nem Florenzi, da Roma. Quem levou o prêmio Puskas de gol mais bonito do ano pela Fifa foi o brasileiro Wendell Lira. Com um gol de voleio quando atuava pelo Goianésia, o jogador recebeu 1,6 milhões de votos e recebeu a estatueta da mão do japonês Hidetoshi Nakata.

Em porcentagem, o brasileiro teve 46,7% dos votos, enquanto que Messi somou 33,3%, e Florenzi ficou com 7,1%.

Foto: Divulgação

"É o melhor dia da minha vida. Poder estar aqui conhecendo grandes jogadores que são meus ídolos, que conhecia só de videogame. Queria agradecer minha família, à nação brasileira que votou em mim, minha esposa e minha filha. Queria deixar uma passagem bíblica, quando Golias apareceu, ele é muito forte, grande, não tem como ganhar dele. É assim que temos que enfrentar os problemas diários em nossa vida e é assim que agradeço", disse o jogador, que vai disputar a próxima temporada pelo Vila Nova.

Seleção do ano da Fifa tem Neymar e mais três brasileiros (por: Agência Estado)

Em sua festa de gala realizada nesta segunda-feira, em Zurique, a Fifa também anunciou a seleção do ano de 2015. Como era de se esperar, a equipe ideal tinha Neymar e os outros dois finalistas do prêmio Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo e Messi. Mas outros três brasileiros figuraram na parte defensiva: o zagueiro Thiago Silva e os laterais Daniel Alves e Marcelo.

O País dominou a equipe ideal, apesar do momento ruim vivido pela seleção brasileira em 2015, com a queda precoce na Copa América. São quatro atletas do Brasil, contra dois espanhóis, um argentino, um português, um francês e um croata.

Confira como ficou a seleção: Neuer; Daniel Alves, Sergio Ramos, Thiago Silva e Marcelo; Modric, Pogba e Iniesta; Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.

Um destes nomes, Neymar viveu seu melhor ano na Europa até o momento, estabelecido como um dos grandes jogadores do futebol mundial. Mas foi Thiago Silva quem se manteve como membro brasileiro mais regular desta seleção, já que foi confirmado na equipe ideal da Fifa pela terceira vez consecutiva.

A nomeação de Marcelo e Daniel Alves apenas confirmou a hegemonia de seus clubes, Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Oito dos 11 indicados da seleção da Fifa são dos rivais espanhóis. Pelo Real, Marcelo, Sergio Ramos, Modric e Cristiano Ronaldo. Pelo Barça, Daniel Alves, Iniesta, Neymar e Messi.

Considerado um dos melhores times do mundo, dividindo o posto talvez justamente com Barcelona e Real, o Bayern de Munique foi representado apenas por um nome, o goleiro Neuer, considerado um dos grandes de sua posição nos últimos anos. Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e Paul Pogba, da Juventus, completam a equipe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogador é expulso após solada em cabeça do adversário; veja o lance Murici abre 2 a 0, mas Coruripe empata após expulsão ainda no primeiro tempo Alagoano 2025 terá sistema utilizado em Campeonato Alemão e Inglês Nova camisa do CRB gera revolta da torcida e provocação do CSA; entenda