Menino de 8 anos se torna a pessoa mais jovem a escalar El Capitan, na Califórnia

Publicado em 29/10/2022, às 23h18
Reprodução/Facebook -

Redação

Um menino de 8 anos se tornou a pessoa mais jovem a terminar de escalar o El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos, na sexta-feira (28), de acordo com seu pai, que esteve ao seu lado e torcendo por ele desde que os dois começaram sua jornada no início desta semana.

LEIA TAMBÉM

Sam Adventure Baker alcançou o feito na noite de sexta-feira, disse seu pai em uma publicação no Facebook. “Que semana incrível! Estou tão orgulhoso de Sam”, escreveu Joe Baker no post. “Ele completou a mais jovem subida de corda do ElCap!”

A dupla está escalando a rocha desde terça-feira (25) como parte de uma equipe de quatro pessoas, onde uma pessoa sobe à frente da equipe e define as cordas para outros seguirem. No início da sexta-feira, a dupla disse à CNN que penduraria uma faixa no caminho que dizia: “Eu te amo, mãe, quase lá”.

A escalada faz parte das atividades da família há muito tempo – Sam estava “em um arnês antes de poder andar”, disse seu pai, acrescentando que sua esposa também é apaixonada pelo esporte. A mãe de Sam, Ann Baker, disse à CNN que apoiou as aventuras de Sam.

“Ele parece muito feliz por estar lá em cima e os ânimos estão altos”, disse ela. Depois de descansar em um saco de dormir duplo, Joe e Sam farão uma caminhada de 13 quilômetros neste sábado (29), longe da face do El Capitan, de acordo com o post no Facebook.

“Estaremos no brilho por dias”, disse Joe. El Capitan fica a mais de 3.000 pés do solo do vale, de acordo com o site do Parque Nacional de Yosemite. E ao longo da escalada de quatro dias, Joe esperava que seu filho chorasse “porque é difícil. É emocional, mas ele tem sido tão duro e trabalhou em tudo isso”.

A bravura de Sam dificilmente é uma surpresa. O menino vem treinando para a façanha histórica há pelo menos 18 meses, disse seu pai. A dupla também escalou Moonlight Buttress no Zion National Park, em Utah, o que garantiu ao pai que Sam estava pronto para o El Capitan. “Ele se saiu muito bem e realmente nos mostrou que ele poderia lidar com a maratona”, disse Joe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário que comprou arte de banana por R$ 36 milhões come fruta Após morte de britânico, brasileiro de 112 anos é o homem mais velho do mundo Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, surpreende web Dono de sebo vende coleção completa da Playboy por R$ 73 mil