TNH1

Médico portador de ELA pode substituir ministro de Temer na Câmara dos Deputados

Publicado em 19/07/2016, às 10h29

Redação

Hemerson Casado Gama, suplente de deputado federal por Alagoas e referência na luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), deve assumir uma vaga na Câmara dos Deputados, no lugar de Marx Beltrão (PMDB), escolhido por Michel Temer (PMDB) para assumir o Ministério do Turismo.

LEIA TAMBÉM

A primeira suplência é de Rosinha da Adefal (PTdoB), que deverá assumir a Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, indicada pelo senador Romário (PSB-RJ). 

Diagnosticado com a doença degenerativa há quatro anos, o cardiologista alagoano Emerson Casado transformou sua vida numa cruzada em busca de todo tipo de apoio para os pacientes portadores de ELA. Seja em busca de melhorar o diagnóstico até o tratamento, Dr. Hemerson chegou a fazer greve de fome em 2014 para protestar contra o contingenciamento de verbas que poderiam ir para uma emenda parlamentar destinada à pesquisa para o tratamento da doença. 

O médico ainda encabeça a campanha "Doe um milhão para ELA", visando arrecadar fundos para pesquisas alem de uma página na internet com informações sobre a doença. 

Nas redes sociais, a esposa do médico, Paula Balarini, diz que Marx Beltrão deverá ser nomeado na próxima sexta-feira, deixando a cadeira para Dr. Hemerson, que teve 15.102 votos. 

De acordo com o Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL), a legislação não impede que um portador de ELA assuma um mandato político, caso não haja comprometimento das faculdades mentais.

“Ele sim, o primeiro suplente a deputado federal pelo estado de Alagoas, Dr. Hemerson Casado irá assumir seu cargo assim que o Ministro do Turismo Marx Beltrão for nomeado provavelmente nessa próxima sexta”, e ressalta a luta do marido.

“Hemerson Casado, paciente de ELA, com toda sua lucidez e inteligência preservadas, fará história na Câmara Federal representando uma minoria de cidadãos com restrições físicas, mas com tamanha capacidade de lutar pelos direitos e deveres de todos, de desenvolver riquíssimos projetos políticos para o bem de toda nação”. 

Com Marx em Ministério, Hemerson Casado deverá assumir vaga na Câmara dos Deputados. Crédito: Reprodução Facebook/Acervo Pessoal

CUIDADOS ESPECIAIS

O TNH1 conversou com Paula. Ela lembrou que a condição de portador de ELA pede condições especiais. “Ele já tem direito a "home care" pelo seu plano de saúde. Sobre os cuidados com as adaptações estruturais da Câmara dos Deputados, isso tem que ser conversado lá”, disse.

A DOENÇA

Até o momento não se conhece a causa específica da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Segundo a literatura, existem causas multifatoriais onde estariam envolvidos o componente genético, a idade e algumas substâncias do meio ambiente.

No Brasil, estima-se que haja cerca de 14 mil portadores da doença.

Entre os sintomas estão fraqueza muscular é progressiva, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo (lateral). Dentro do corpo, as células nervosas envelhecem (esclerose) e os nervos envolvidos morrem, deixando o paciente cada vez mais limitado. 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira