Mcz Play ocupa ruas do Jaraguá com palestras, feira e exposições

Publicado em 21/09/2019, às 17h32
MCZ Play movimenta o bairro de Jaraguá. | Marco Antonio/Secom Maceió -

Secom Maceió

Foram iniciadas, neste sábado (21), as atividades do Mcz Play, evento que envolve empreendedorismo criativo, inovação, artesanato, gastronomia e cultura local. Realizado pelo Sebrae Alagoas, com apoio da Prefeitura de Maceió, o evento conta com uma extensa programação com oficinas, painéis temáticos e bate-papos nos auditórios do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), da Associação Comercial e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

LEIA TAMBÉM

Segundo a secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida, o objetivo é ampliar e fortalecer projetos. “A Prefeitura de Maceió fez questão de apoiar este evento porque entende que este tipo de iniciativa faz o cidadão voltar ao bairro de Jaraguá, usar esse espaço e ter a sensação de ocupação. Além disso, está dentro do nosso projeto “Vem para o Jaraguá”, que já conta com a lei de incentivos tributários e deve avançar cada vez mais”, pontuou.

Para a secretária-adjunta de Turismo, Graziella Helena Fritscher, o Mcz Play é uma oportunidade de dar visibilidade ao Jaraguá e fomentar um outro tipo de turismo. “O que a cidade oferece em seu cotidiano também encanta turistas no mundo inteiro e Maceió tem muito a oferecer nesse sentido. Os turistas buscam outras experiências na cidade, além do turismo de sol e mar. O Jaraguá por exemplo é um bairro histórico que oferece experiências e a Prefeitura está cada vez mais olhando para o bairro e implantando uma série de ações – como este evento – para que não só o turista, mas o maceioense abrace o bairro e faça ele cada vez mais vivo.”

A secretária-adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, ressalta que além de discutir temas importantes para a cidade, o evento ocupa o bairro do Jaraguá. “O primeiro mérito do Mcz Play é estar sendo desenvolvido dentro do bairro Jaraguá, ocupando os espaços urbanos, praças, largos e isso é o que a gente precisa para difundir este bairro. Aqui estamos discutindo temas importantes como as novas economias – economia criativa, circular, colaborativa – novas formas para as pessoas gerarem emprego e renda”, afirmou.

Outras atividades aconteceram simultaneamente do lado de fora dos prédios, como exposição de artesanato, feirinha cool, atrações musicais, apresentações artísticas e intervenções urbanas. Com a ideia de ocupar os espaços públicos para estimular negócios criativos, a programação também acontece na Praça Dois Leões.

A fotógrafa Sofia Arecippo é uma das expositoras do evento. Ela faz parte do Coletivo 082, que levou a exposição “Pescadores” para as ruas do Jaraguá. “O intuito é levar a arte, por meio da fotografia para a população em geral, já que nem todas as pessoas se sentem à vontade ou têm acesso ao museu, decidimos trazer a exposição para a rua. É um evento voltado para a cultura, para a criatividade e a fotografia tem tudo á ver com isso”, destacou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara