Redação
A cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio de Janeiro lota o Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (7).
LEIA TAMBÉM
Dentre as milhares de pessoas presentes, incluindo a musa global Fernanda Lima, quem acabou conquistando corações foi a fofura do mascote Vinicius, que apareceu com um vestido similar ao usado por Gisele Bündchen, em desfile emblemático na abertura da Rio-2016.
O nadador Clodoaldo Silva foi o escolhido para acender a pira paralímpica. A porta-bandeira do Brasil é Shirlene Coelho, campeã paralímpica do lançamento do dardo.
O espetáculo tem a direção criativa assinada por Marcelo Rubens Paiva, pelo artista plástico Vik Muniz e pelo designer Fred Gelli. O destaque da festa é a capacidade de superação dos atletas portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral.
A competição dos paratletas acontece de 7 a 18 de setembro, com 528 provas que valem 265 medalhas masculinas, 225 femininas e 38 mistas.
LEIA MAIS
Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos