Marty McFly chega ao futuro, mas como era a televisão em 1985?

Publicado em 21/10/2015, às 19h17
-

Redação

Cena do filme (Crédito: Reprodução)

Foi exatamente neste dia 21 de outubro que o personagem Marty McFly desembarcava num futuro distante, vindo de 1985 no filme "De Volta para o Futuro 2" (1989).

No futuro criado pelo diretor Roberto Zemeckis, os carros voavam, hologramas anunciavam a estreia do filme "Tubarão 19" nos cinemas, os skates podiam flutuar e os tênis se ajustavam sozinhos aos pés.

Embora o filme "De Volta para o Futuro 2" seja de 1989, a história ainda se passava em 1985. E você, se lembra como era a televisão naquela época? O que fazia sucesso? Vamos de volta para o passado...

O furacão "Roque" 

Foi em 1985 que um dos grandes fenômenos dramatúrgicos estreou pela tela da Globo, "Roque Santeiro", sendo exibida em 204 capítulos e famosa por conseguir a proeza de atingir 100 pontos de audiência. Apenas "Selva de Pedra" (1972) já havia conseguido o feito. 

Boom das manhãs

Um programa chamado "Balão Mágico" ia ao ar diariamente nas manhãs da Globo e exibia o desenho "He-Man", que estourou no Brasil naquele ano. 

Para se ter uma ideia, a Globo investia cerca US$ 7,5 milhões na compra de lotes anuais em episódios do desenho animado, que conquistava médias próximas a 20 pontos no Ibope. Os produtos licenciados da animação também viraram uma febre. 

Golpe de mestre

Silvio Santos, que nunca foi bobo, interferia diretamente na programação do SBT na década de 1980. Era seu passatempo favorito, e ele praticou uma de suas estratégias memoráveis naquele ano: a estreia de "Pássaros Feridos".

"Pássaros Feridos" é uma minissérie da rede ABC, que conta a história de um padre que fica na dúvida de seguir ou deixar sua vida religiosa para viver um romance com uma mulher.

O enredo garantiu ao SBT médias de quase 50 pontos, sendo exibida apenas após o término de "Roque Santeiro", e Silvio Santos não escondia o jogo, não. Falava claramente que o telespectador poderia ficar tranquilo, que "Pássaros Feridos" só seria exibida depois que a novela da Globo terminasse. E assim o fez.

Seu programa aos domingos também monopolizava audiência, vencendo a Globo praticamente do meio-dia às 22h com o "Programa Silvio Santos". Silvio ainda detinha parte das ações da Record, que não era uma ameaça ao segundo lugar de seu novo canal.

O palhaço Bozo, em 1985, chegou a ficar a ficar por sete horas no ar, das 8h às 15h, fazendo um sucesso estrondoso entre a garotada e ditando tendências na televisão brasileira da época. 

Engatinhando

A extinta TV Manchete ainda estava engatinhando e embora tivesse nascido em 1983 com o slogan de "emissora classe A", passou a investir em telenovelas para aumentar seu faturamento e audiência, temendo um baque financeiro.

Exibições "De Volta para o Futuro"

Para comemorar os 30 anos que McFly esteve "nos visitando", a rede Cinemark está promovendo a exibição dos filmes em sessões seguidas nos horários das 17h10, 19h40 e 22h. A trilogia será relembrada em 19 cidades.

Para quem prefere ficar no conforto de casa e do sofá, a Rede Telecine reexibirá os três filmes da saga. O primeiro será transmitido às 19h45 da próxima sexta-feira (23), enquanto o segundo nesta quarta-feira e o último longa, também na sexta, a partir das 22h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025