FIFA
Após 24 anos, a África tem de novo um dos seus representantes terminando na primeira colocação do seu grupo em uma Copa do Mundo FIFA.
LEIA TAMBÉM
A responsável por colocar novamente o continente no topo foi a seleção de Marrocos. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Canadá, nesta quinta-feira, ela terminou o Grupo F à frente de Croácia, Bélgica e do seu adversário da última rodada.
A última vez que um africano havia vencido uma chave no Mundial masculino havia sido na França-1998, com a Nigéria. As Super Águias também terminaram na frente nos Estados Unidos-1994. E houve também a liderança de Camarões, na Itália-1990 e do próprio Marrocos, no México-1986.
Essa, aliás, tinha sido a única classificação marroquina para a segunda fase de um Mundial. Nas outras quatro participações, o país havia sido eliminado já na etapa inicial. Por isso, o avanço no Qatar-2022 foi tão comemorado --seu adversário será conhecido ainda hoje, após o encerramento do Grupo E.
Curiosamente, o Canadá também repetiu sua performance de 1986. Assim como em sua primeira (e anterior) participação no torneio, a nação que será uma das sedes da próxima Copa perdeu todos os três jogos que disputou. A diferença é que, desta vez, conseguiu fazer gols.
Momento chave - Marrocos precisava só de um empate para assegurar sua ida para a próxima fase. Mesmo assim, não abdicou do desejo da vitória e foi recompensado logo no comecinho da partida. Com apenas 4 minutos de jogo, o goleiro do Canadá, Milan Borjan, mandou mal na saída de bola e acabou dando um passe para Hakim Ziyech arrematar de longe, encobri-lo e fazer um belo gol.
Número - O centésimo gol anotado no Qatar-2022 foi também o primeiro gol contra da competição. Mas o zagueiro Nayef Aguerd não teve muita culpa no cartório. A bola simplesmente tocou no marroquino depois de cruzamento rasteiro do ataque do Canadá. O desvio foi suficiente para mudar a direção do passe e tirar da jogada o goleiro Bono.
LEIA MAIS