Marinela vence disputa e é a primeira presidente mulher da OAB/AL

Publicado em 18/11/2015, às 20h34
-

Redação

Marinela comemora a vitória (Crédito: Ascom OAB)

Atualizada às 21h02

A advogada Fernanda Marinela, da chapa1 “Avança OAB”, foi eleita, durante pleito ocorrido nesta quarta-feira (18), como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas. Com ela, se elegeram também o vice-presidente, Ednaldo Maiorano, o secretário-geral Davi Antônio Lima, o secretário-geral adjunto, Rubens Marcelo Pereira, e a tesoureira, Maria Thaisa Gameleira dos Santos Barbosa.

Vídeo: A polêmica eleição da OAB-AL

Eleições OAB-AL: candidatos respondem a perguntas do TNH1

A chapa elegeu ainda como Conselheiro Federal os advogados Everaldo Patriota, Felipe Sarmento, Thiago Bomfim, Adrualdo de Lima Catão, Marié Alves Miranda e Raimundo Palmeira. Nesta nova gestão, a Caixa de Assistência dos Advogados continua sendo presidida pelo advogado Nivaldo Barbosa Júnior.

Para a Comissão Eleitoral,o pleito pôde ser considerado tranquilo. “Não tivemos nenhum incidente grave. Sem problemas com urnas ou votantes. Tudo transcorreu de forma tranquila até o último momento”, disse o presidente da Comissão Eleitoral, Marcos Guerra Costa.

O pleito, ocorrido na sede da Instituição, em Maceió, contou com dezessete urnas eletrônicas e três de cédulas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Ao todo votaram em Alagoas 4.805 advogados. Destes 1.809 apoiaram a candidata Fernanda Marinela, 1653 votaram no advogado Fernando Falcão e 1198 escolheram Roberto Mendes. Houve ainda 67 votos brancos e 78 nulos.

A eleição também definiu os presidentes das Subsecções. Em Arapiraca a vitória para a presidência da Subsecção foi do advogado Héctor Igor Martins e Silva, da Chapa “Avança OAB – Arapiraca”. Em São Miguel dos Campos, o advogado Aluísio Rosendo, que concorria à reeleição, foi o vencedor, pela chapa “Nossa Ordem é Trabalho”. Em Penedo, o vencedor foi o advogado Valter Brito Dias, da chapa “Advogados por uma nova Ordem”. Em Santana do Ipanema, o vencedor foi o advogado Cícero Angelino Santana, pela chapa “A União e Participação continua”. Em União dos Palmares, a vitória foi da advogada Magda Fernanda Lopes, da chapa “Avança OAB”. Já em Palmeira dos Índios o vencedor foi o advogado Klenaldo Silva Oliveira, da chapa “Advogados por uma Nova Ordem”.

A NOVA PRESIDENTE

Fernanda Marinela é especialista em Direito Público e Administrativo. É professora de pós graduação, autora de diversos livros. É Conselheira Federal da OAB Alagoas e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada.  

A contagem dos votos foi acompanhada de perto por Fernanda Marinela, que recebeu o resultado bastante emocionada. “Estou muito feliz. Eu vou ser exemplo e história para a advocacia alagoana e todas as mulheres sentirão orgulho de mim. Vou ter como prioridade a defesa das prerrogativas e o diálogo com a sociedade”, disse.

FUNCIONAMENTO

Devido as eleições a sede da OAB Alagoas ficará fechada nesta quinta-feira (19), para arrumação do prédio que serviu como local de votação. Na sexta-feira (20), a sede também não funcionará devido ao feriado do dia da Consciência Negra.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025