Marcelo Palmeira assina cooperação técnica com o MTE

Publicado em 25/04/2017, às 12h13

Redação

Para descentralizar as emissões de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em Maceió, o prefeito em exercício Marcelo Palmeira assinou, nesta terça-feira (25), um Acordo de Cooperação Técnica entre o Município, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Superintendência Regional do Trabalho (SRE).

LEIA TAMBÉM

A assinatura aconteceu na Prefeitura e contou com as presenças do secretário municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária Ricardo Lessa e do superintendente regional do Trabalho Israel Lessa.

O acordo tem por objetivo delegar poderes à Semtabes, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para o atendimento e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social do modelo informatizado, cadastramento e entrega de CTPS confeccionadas.

“É mais uma importante parceria que visa beneficiar o maceioense. Com o serviço, que já era oferecido, mas precisou ser interrompido temporariamente, e retorna agora com esta renovação, os usuários terão a comodidade de ter mais uma opção para emitir a sua carteira de trabalho”, destacou o prefeito em exercício, acrescentando que o serviço passou a ser oferecido pela primeira vez na Prefeitura em 2013.

Segundo Marcelo Palmeira, a emissão do documento, após publicação no Diário Oficial da União (DOU), será ampliada com o Projeto Sine Itinerante, iniciativa que levará os serviços do Sine Maceió a todos os bairros da cidade. “Será um ganho importante para a população, que poderá usufruir de serviços, como os de inscrição para vagas de emprego, habilitação de seguro desemprego e emissão de CTPS”, complementou.

Para o secretário Ricardo Lessa, o convênio é uma importante parceria onde quem mais ganha é a população maceioense. “O número de pessoas que precisam deste atendimento hoje é muito grande, seja para emitir a primeira ou segunda via, visto que o documento é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Com a descentralização do serviço para o Sine, a demanda e os usuários são atendidos com mais praticidade”, disse.

De acordo com o superintendente do Trabalho, Israel Lessa, o convênio auxiliou o MTE na emissão de mais 90 mil carteiras. “Boa parte deste número veio do trabalho realizado pelo Sine de Maceió. É por essa grande ajuda e pelo serviço de qualidade oferecido que renovamos a parceria”, afirmou.

A emissão das carteiras de trabalho no Sine Maceió voltará a ser realizada após a liberação do Ministério do Trabalho e Emprego, que deve ser publicada no DOU em um prazo previsto de 15 dias.

Folha de pagamento

O Prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, também falou que a grave dos bancários não afetará o calendário da folha de pagamento da prefeitura, efetuando-o nesta sexta-feira (28).

“O que pode acontecer é quando as pessoas forem sacar o dinheiro, não ter no caixa. Mas a prefeitura irá passar a folha para os bancos”, explica. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada