Redação
Começou na noite de sexta-feira (1º) o Hackathon, maratona voltada para programadores, designers e outros profissionais que atuam com aplicativos e plataformas digitais que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Sebrae e com o apoio da ABIH-AL, Velloo Telecom e Gracom Escola de Efeitos Visuais. O objetivo da maratona de trinta horas, que segue até a noite deste domingo (3), é encontrar um modo criativo e inovador, por meio da tecnologia, de integrar os profissionais da área do turismo de Maceió.
LEIA TAMBÉM
As seis equipes inscritas, cada uma com três participantes, foram apresentadas às principais problemáticas atuais do turismo na capital pelo secretário do Turismo, Jair Galvão, que explicou sobre a dinâmica do setor para que elas pudessem entender como ele funciona em Maceió e como a solução que essas equipes vão pensar durante a maratona vai impactar positivamente a atividade.
Além dessa apresentação inicial, outras também estão acontecendo durante a programação da maratona para motivar as equipes, como explica Vanessa Fagá Rocha, gerente da unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, que foi responsável por criar a metodologia da competição. “O Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de soluções digitais, que podem ser plataformas ou aplicativos, e o Sebrae, como parceiro da Prefeitura de Maceió, se uniu a esse projeto que busca integrar os agentes do trade turístico. Este será um fim de semana de muito trabalho para as equipes que se inscreveram, e além da palestra conduzida pela Semtur para explicar o problema, no decorrer da metodologia temos outras palestras sobre temas como marketing digital e programação, por exemplo, para animar as equipes durante o processo”, explica.
Maria Gabriela Ferreira Gomes, que está sendo responsável por conduzir o Hackathon, explica como a iniciativa já gerou resultados positivos quando foi aplicada em outras ações e como isso também irá acontecer no turismo. “O objetivo dessa maratona é fazer com que a gente engaje a sociedade como resposta para as problemáticas da gestão pública. É uma ideia inovadora porque faz as pessoas pensarem em soluções que no dia a dia muitas vezes não conseguimos pensar, principalmente quem está executando a atividade diariamente. Já tivemos bons resultados quando realizamos maratonas de programação na área das finanças públicas, por exemplo, e com essa união de todo trade turístico, Prefeitura e iniciativa privada para integrar os agentes do turismo de Maceió, tenho certeza que vamos chegar a um resultado muito feliz para todos os envolvidos”, afirmou.
De acordo com a secretária-adjunta do Turismo, Luciana Sagi, as melhorias necessárias nos aspectos de comunicação pelo setor turístico de Maceió exigem adequação a uma nova realidade. “O Hackathon é uma oportunidade para trazer soluções inovadoras e criativas, com o apoio da tecnologia, para apoiar a melhoria dos processos de transmissão de informações e comunicação entre diversos atores do turismo, em especial, aqueles que são da chamada linha de frente, que se relacionam diretamente com os turistas. Desta forma, será possível melhorar a capacitação dos profissionais sobre o que a cidade tem a oferecer, bem como melhorar a comunicação com os turistas e entre os próprios profissionais do setor”, pontuou.
O Hackathon segue até a noite deste domingo (3), quando as equipes irão apresentar à banca julgadora, composta por membros da Prefeitura de Maceió e do trade turístico, as soluções pensadas durante a maratona. A equipe vencedora irá faturar uma viagem para São Paulo, o segundo lugar irá ganhar um curso no Empretec do Sebrae e a equipe que ficar em terceiro lugar irá ganhar inscrições para curso da Gracom Escola de Efeitos Visuais.
LEIA MAIS