Manifestantes saem em passeata pelas ruas de Maceió

Publicado em 14/06/2019, às 16h11
Deborah Freire/TNH1 -

João Victor Souza e Carolina Neris*

Faixas, bandeiras, cartazes e palavras de ordem… Toda as "ferramentas" usadas com o objetivo de protestar e demonstrar a insatisfação com a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo federal. Maceioenses foram às ruas na tarde desta sexta-feira (14) e se concentraram na Praça do Centenário, no bairro Farol, para o ato da greve geral que acontece em todo o país.

LEIA TAMBÉM

O grupo saiu em passeata pela Avenida Moreira e Silva, sentido Centro de Maceió, por volta das 16h, e deve terminar o protesto na Praça Deodoro, onde acontece um evento gratuito com apresentações  culturais para a população.

Ainda na concentração, a professora Josefa da Conceição contou à reportagem que a greve foi convocada também para que a sociedade tenha mais esclarecimentos sobre a reforma. "Para a gente é a proposta da morte, porque traz retrocessos e cortes de direitos. Lutamos pela aposentadoria especial dos professores. É inviável. Além do corte de verbas", reclamou.  

Em meio ao protesto contra as alterações propostas na Previdência, o grupo também protestou contra os cortes no setor da educação. "Nós queremos apoio aos estudantes e à pesquisa no país. São 44 unidades da Embrapa, mas em Alagoas só há uma unidade de execução. Apenas 13 pesquisadores, seis analistas e quatro técnicos agrícolas com três assistentes. Está sucateada, sem dinheiro pra pesquisa, manutenção, viagem, também estamos sem transporte", lamentou o sindicalista Luís Tenório dos Santos. 

(Crédito: Carolina Neris*/TNH1)

Durante o ato, uma mulher foi atropelada por uma moto, mas passa bem. O motociclista teria tentado furar o bloqueio e atingido a vítima no pé. Um manifestante chegou a chutar o veículo para impedir a passagem do condutor. Além do acidente, outros dois motociclistas tentaram passar no meio do protesto. 

O trânsito ficou congestionado na Avenida Fernandes Lima no momento da manifestação.

Protestos pela manhã

A manhã de hoje foi marcada por protestos que resultaram em bloqueio de vias na capital e no interior. Os manifestantes impediram a circulação de veículos em rodovias do Estado, como nas cidades de Arapiraca, Junqueiro, Satuba, Pilar e União dos Palmares.

Em Maceió, os grevistas fecharam a Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e a Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, liberadas horas depois. Além das vias, houve registro de bloqueio em ruas de bairros como Bebedouro, Jaraguá, Jacarecica e Cidade Universitária, este último em frente à UFAL.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara