Theo Chaves
Moradores do bairro do Vergel e da Levada voltaram a fechar o cruzamento entre a Rua do Sol e a Avenida Moreira e Silva, em frente à Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, na tarde desta terça-feira, 23, em protesto pela falta de pagamento do auxílio-chuva e do auxílio-moradia, benefícios prometido pelo Governo de Alagoas e pela Prefeitura de Maceió, respectivamente.
LEIA TAMBÉM
Os auxílios foram divulgados pelo município de Maceió e pelo Governo de Alagoas após os recentes estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram todo o estado. Na última sexta-feira, 19, o mesmo grupo já havia feito outro protesto no mesmo local, para cobrar o pagamento do auxílio chuva que foi prometido pelo governo estadual.
De acordo os manifestantes, o ato desta terça-feira acontece após os beneficiários se reunirem com o Secretário de Assistência Social de Maceió (SIMAS), Claydson Moura, onde o mesmo informou que o pagamento de uma das parcelas do auxílio-moradia já estaria disponível em uma agência bancária da capital alagoana. Após o fim da reunião, o grupo teria se deslocado até a agência bancária descrita pelo secretário, onde o gerente do local confirmou que o dinheiro foi depositado, porém o auxílio não foi liberado aos moradores pelo fato da prefeitura não ter disponibilizado a lista com o nome dos beneficiários.
Diante da falta de pagamento, o grupo voltou a atear fogo em pneus e pedaços de papelão, bloqueando a passagem de veículos no final da Ladeira dos Martírios. O trânsito na localidade está parado neste momento. Veja.
Durante o registro, é possível perceber que as chamas tomaram conta dos pneus e provocou uma grande cortina de fumaça.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió informou que realizou na semana passada o pagamento da segunda parcela do auxílio aos desabrigados. Veja a nota, na íntegra:
NOTA
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na semana passada o pagamento da segunda parcela do auxílio aos desabrigados por conta das chuvas, por meio do aplicativo Caixa Tem, e aqueles que não possuem conta na Caixa ou estão com alguma restrição ou pendência na conta terão a situação regularizada para receber o valor nos próximos
Ainda na última sexta-feira, o TNH1 havia entrado em contato com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), onde foi informado de que cerca de 20 mil famílias irão receber o pagamento a partir da próxima quinta-feira, 25. Veja a nota abaixo.
"O Estado de Alagoas informa que o pagamento do Auxílio Chuvas será efetuado a partir da próxima quinta-feira (25) para cerca de 20 mil famílias. Serão contemplados beneficiários que têm para receber a primeira, a segunda ou a terceira parcela do auxílio, de acordo com o período que foram cadastrados. Nesta etapa, serão pagos mais de R$ 10 milhões para socorrer as vítimas das chuvas de maio e julho deste ano".
LEIA MAIS