Maceió

Mangueira de residencial que pegou fogo estava cortada, diz major do CB

| 11/04/23 - 14h04
| Foto: Reprodução / TV Pajuçara

O Corpo de Bombeiros informou, nesta terça-feira, 11, que estava cortada a mangueira de segurança que poderia ser utilizada para combater o início do incêndio em um apartamento no Residencial Vale Bentes II, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió. Três pessoas morreram e sete ficaram feridas, de acordo com a corporação.

A informação foi confirmada pelo major Pontes em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV.  

"(Mangueira) Está com a extremidade de conexão cortada. (Dava para conectar com o hidrante para utilizar a água?) Não dava. Pode ver que elas estão sem condições de uso. É preciso estar condicionada, na caixa de hidrante, para quando houver necessidade, ser utilizada. Mas como é visto aqui, está sem condições de uso. Pela condição, ela está cortada. Não foi desgastada, não foi o uso ou a condição de desgaste natural do tempo, foi uma ação de corte mesmo, de remoção", afirmou o militar.

Questionado se o incêndio poderia ter sido contido em tempo mais hábil, caso a mangueira estivesse em perfeitas condições, o bombeiro explicou que depende também da capacitação dos moradores. 

"Sim, depende também da capacitação dos ocupantes do prédio em conhecer os equipamentos de segurança, em saber utilizar. Conhecer todo o sistema disponível de segurança que pode minimizar as ações do incêndio em seu início. Dependendo dos ocupantes, seja qualquer edificação, os responsáveis podem solicitar instrução por parte do Corpo de Bombeiros ou qualquer outra equipe que ofereça esse tipo de serviço e ministrar palestras, dar orientações de uso e manutenção. Existe esse serviço. Não temos informação se isso foi feito aqui, é um condomínio novo, então essas condições de capacitação e orientação, a gente ainda não tem essa informação". 

As suspeitas apontam que um suposto vazamento de gás pode ter causado o incêndio no térreo do Bloco 3 do Residencial Vale Bentes II. Porém, o Corpo de Bombeiros ressalta que a confirmação só será feita após a realização da perícia.