Redação
O Sport Club Penedense entregou as Certidões Negativas de Débitos à Federação Alagoana de Futebol nesta sexta-feira (6) e está apto para disputar o Campeonato Alagoano 2016. O clube alvirrubro se junta a CRB, Santa Rita e Sete de Setembro, que podem disputar o Estadual da próxima temporada após cumprirem a nova exigência no Estatuto de Defesa do Torcedor.
CSA, Murici, ASA, CSE, Coruripe e Ipanema (estes dois últimos que chegaram a ficar aptos, mas tiveram certidões vencidas) ainda não entregaram as documentações necessárias. “A federação tem contatado os clubes e acreditamos que na próxima semana mais equipes entregarão as certidões”, destacou o presidente da FAF, Felipe Feijó.
Recentemente, o Murici anunciou verbalmente que não irá disputar o Alagoano 2016 justamente por conta do Profut, já que não seria financeiramente viável para o clube pagar suas dívidas para disputar a competição. Coruripe e Ipanema estão em situações mais tranquilas porque as certidões vencidas são de baixo custo financeiro. Já o CSE afirmou que, apesar de ainda não ter nenhuma certidão, irá conseguir todas após nomear seu novo presidente ainda neste mês. Já o ASA e CSA afirmaram que estão conseguindo as certidões e irão entregá-las antes do arbitral.
Novas regras
Baseado no Profut (Programa da Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), a nova regulamentação prevê que todos os clubes cumpram requisitos administrativos, como a apresentação das Certidões relativas a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND), certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas.
Todas essas exigências serão inseridas no regulamento do Campeonato Alagoano da 1ª Divisão da próxima temporada. Os clubes que não cumprirem o novo dispositivo do Estatuto de Defesa do Torcedor (parágrafo 1º inciso II) serão rebaixados à segunda divisão do Estadual em 2017. O arbitral da competição acontece no dia 18 de novembro, em Maceió.
Relembre:
- “Nada que não seja negociável”, diz CSE sobre certidões e ameaça de não disputar o Alagoano
- Mudou! Agora só três times estão com certidões válidas para jogar o Alagoano; dois se complicam
- Presidente do ASA demonstra preocupação com certidões
- Menos um: Campeonato Alagoano 2016 já tem sua primeira desistência
- Presidente do Conselho Deliberativo afirma que CSA deve ter todas as certidões até novembro
- Em fórum, FAF alerta: quem não entregar certidões será rebaixado
- Federação Alagoana simplifica e cria artigo para explicar detalhes do Profut
Veja também:
- Carneiro, porco, cerveja, fogão e até TV: Penedense faz sorteio para comprar refletores
LEIA MAIS