TNH1 com TV Pajuçara
Moradores de Rio Largo voltam a protestar contra a falta d'água e bloqueiam neste momento os dois sentidos da BR-104, no Conjunto Antônio Lins. A manifestação que já dura mais de 20 horas deixa um congestionamento de quilômetros na região. Não há previsão para o encerramento do protesto.
LEIA TAMBÉM
O grupo de moradores usa pneus e galhos de árvore para impedir a passagem de carros, ônibus e caminhões. Os motociclistas também enfrentam dificuldades para a continuidade da viagem. Os manifestantes também colocaram fogo e uma fumaça preta tomou conta da área.
Mais um protesto contra falta d'água resulta no bloqueio do trânsito na BR-104 #TNH1 pic.twitter.com/ZYURlCyyJA
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) February 22, 2024
Walmir dos Santos, um dos moradores, contou, em entrevista à TV Pajuçara, que o fornecimento de água continua comprometido faz ao menos três meses. "Eles [BRK] dizem que vão resolver, e não resolve. Falam que é problema de manutenção, mas não é. Nós temos que ficar buscando água na creche, de madrugada, carregando peso".
Já a dona de casa Maria Cícera Alves afirmou que há moradores acamados e que estão com o tratamento prejudicado pela falta d'água. "Três meses que não chega água aqui, tem gente doente, em cima de uma cama, e não chega água. Só saio daqui quando chegar a água. Sem ela nós não conseguimos viver", reclamou.
O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para tentar negociar a liberação da rodovia. A equipe confirmou ao TNH1 às 9h20 que o trânsito continuava interceptado.
Por meio de nota, a BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento de água, informou que a estação que fornece água nos conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins está em funcionamento, mas equipes operacionais estão em campo em busca de vazamentos e possíveis irreularidades. Veja o comunicado na íntegra:
A BRK informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece o Jarbas Oiticica e o Conjunto Antônio Lins está em funcionamento. A concessionária destaca, ainda, que as equipes operacionais estão em campo em busca de vazamentos invisíveis e possíveis irregularidades na região.
Além disso, 4 novos reservatórios estão sendo instalados no local, em pontos estratégicos definidos em conjunto com a liderança comunitária do município.
Caso a população tenha dúvidas, pode entrar em contato pelo 0800 771 0001 ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001. Siga o Instagram @brkalagoas e acompanhe o trabalho da BRK na Região Metropolitana de Maceió.
Segundo protesto contra falta d'água - No último dia 15, um outro bloqueio na BR-104, realizado por moradores do Conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo, ultrapassou quatro horas de duração e acumulou quilômetros de congestionamento. O protesto aconteceu no km 87, na região da Mata do Rolo.
Os moradores reclamaram da falta de água e cobraram melhoria na prestação do serviço por parte da BRK. Procurada, a empresa informou que enfrentou problemas na distribuição de água após a falta de energia elétrica nos últimos dias, mas que o abastecimento foi retomado no dia anterior.
LEIA MAIS