Mais suspeitos, colchão e sangue: polícia investiga morte de aluna da UFPI

Publicado em 30/01/2023, às 15h16
Reprodução / Redes Sociais -

Uol

A Polícia Civil do Piauí vai investigar se houve a participação de mais suspeitos nos crimes de feminicídio e estupro contra a estudante Janaína da Silva Bezerra, 21, da Universidade Federal do Piauí.

LEIA TAMBÉM

A aluna do curso de jornalismo foi violentada sexualmente e morta em um dos prédios da instituição durante uma festa universitária no sábado (28).

Além da eventual participação de mais envolvidos no crime, o delegado Francisco Costa Baretta, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), afirmou que a polícia vai apurar como se deu a organização da festa e a presença um colchão com sangue na sala onde ocorreu o crime.

"A linha de investigação está definida, construímos uma cadeia de evidências provando que houve um crime e quem o cometeu. Pedimos uma série de documentos que comprovaram as lesões que a moça sofreu", disse Francisco Costa Baretta, delegado

O suspeito Thiago Mayson Barbosa, 29, é estudante do mestrado em matemática da UFPI. Preso em flagrante, ele foi ouvido em audiência de custódia no domingo (29). Em depoimento à polícia, ele disse que ambos "praticaram sexo consensual e que, após a prática sexual, a vítima teria ficado desacordada."

Participação de mais suspeitos - Segundo o delegado, não há, até o momento, indícios da participação direta de mais pessoas no estupro. No entanto, a polícia vai investigar participações indiretas na violência. "Não detectamos a presença de outra pessoa na cena do crime, mas, se aparecer, será enquadrado conforme a lei."

Desde ontem, a polícia tem ouvidos testemunhas. O delegado não revelou quem será interrogado, apenas disse que serão entrevistadas pessoas que conviveram com ambos.

Como a festa foi organizada - A polícia quer apurar como a festa ocorreu. "Vamos intimar a Administração Superior da faculdade para ver quem é que liberou a festa, que horas começou e terminou", disse Baretta.

No fim de semana, a UFPI lamentou a morte de Janaína e informou que o evento não tinha autorização para ocorrer. A universidade disse, ainda, que o reitor determinou a instauração de um processo administrativo para a apuração dos fatos.

A universidade divulgou uma nota informando a suspensão das atividades acadêmicas nesta segunda-feira (30) em função da morte da estudante.

Eventual falha de segurança na instituição - A polícia quer saber se houve falha de segurança nas áreas internas da instituição. "Vamos identificar qual foi a falha na segurança interna da faculdade", disse Baretta.

O suspeito disse à polícia que ambos estavam em uma calourada na UFPI e que, por volta das 2h do sábado, teria convidado a jovem para ir a um corredor. Em seguida, foram a uma das salas de aula onde ocorreu o crime.

Presença de um colchão com sangue - A perícia apontou a presença de um colchão com manchas de sangue na sala. Vestígios de sangue também foram encontrados nas partes íntimas da vítima e no corredor próximo da sala. Esses elementos serão considerados pela polícia para conclusão do inquérito.

Um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual contra Janaína e que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente".

Segundo o documento, houve uma contusão na coluna vertebral, o que causou a lesão da medula espinhal e a morte. A lesão pode ter sido causada por pancada, que teria torcido ou traumatizado a coluna vertebral.

Uma das possibilidades investigadas é a ação das mãos no pescoço da vítima "com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta".

Relato de testemunhas - A polícia concentrará o trabalho, nessa semana, na coleta de depoimentos. "Vamos buscar outros elementos, pessoas que estavam com ela. Algumas foram ouvidas e outras serão", disse Baretta. Segundo ele, há um clima de comoção e revolta entre os amigos e familiares da vítima. "Todo mundo clamando por justiça."

O que diz a universidade - A universidade afirmou, por meio de nota, que está levantando todas as imagens de câmeras de segu

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após crise de ciúmes, esposa mata marido policial em Fortaleza MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia Estilista morre em incêndio no apartamento onde vivia no Ceará