Redação
Cerca de 5.500 contribuintes alagoanos estão com as declarações do IRPF 2015 retidas na malha fiscal por problemas no processamento.
Segundo a Receita Federal, entre as principais razões estão a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; omissão de rendimentos de alugueis; dedução de despesas com previdência oficial ou privada; despesas médicas; não comprovação do IRRF pela fonte pagadora, inclusive ausência de DIRF; e pensão alimentícia com indícios de falsidade.
Para consultar a situação da declaração, por meio do serviço de Extrato do Processamento da DIRPF, basta acessar à página da Receita (clique AQUI). O serviço é acessível somente mediante uso de certificação digital ou código de acesso.
Na página, o contribuinte deve acessar a seção “Pendências” e identificar se existe alguma irregularidade ou se a declaração está retida em malha fiscal.
De acordo com a Receita, é importante que o contribuinte faça a retificação antes do órgão, já que o cidadão pode perder o benefício da espontaneidade, sujeitando-se a multas e juros. Até o momento não foi divulgado prazo para realização deste processo.
* Com supervisão da editoria
LEIA MAIS