Mais de 3,5 mil alagoanos estão desabrigados ou desalojados por causa das chuvas

Publicado em 27/05/2022, às 12h58
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, liberado às 11 horas desta sexta-feira (27), informa que 3.572 pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas que atingem o estado desde a quinta-feira (26), em 33 municípios alagoanos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até esta sexta-feira havia 1.752 pessoas desabrigadas e 1.820 desalojadas.

LEIA TAMBÉM

O município com maior número de desabrigados é São Miguel dos Campos, com 525 pessoas desabrigadas e 432 desalojadas, totalizando 957 pessoas afetadas pelas chuvas.  Na capital, a Defesa Civil Estadual registrou 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas. Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são Rio Largo, com 297 desabrigados; Feliz Deserto, com 272 desabrigados e desalojados; e Coruripe, com 261 desabrigados.

O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informa que os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba, mantendo os riscos de transbordamento durante esta sexta-feira (27).

O volume de águas das lagoas deve permanecer em elevação, agravando ainda mais a situação dessas áreas, no decorrer dos próximos dias. O Rio Jacuípe permanece acima de sua cota de transbordamento, com elevação gradual. A cota de alerta para cheia é de 530 cm, e às 9h desta sexta-feira, a cota apresentou 560 cm, com tendência de elevação.

O Rio São Miguel segue elevado, com pontos de transbordamento, porém com tendência de diminuição de sua cota nas próximas horas. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba também seguem elevados, porém com tendência de diminuição de suas respectivas cotas.

A previsão é de chuvas isoladas, intercaladas com períodos de tempo seco nesta sexta-feira em todo Estado, principalmente nas regiões ambientais do Agreste, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e hidrológicas. O monitoramento diário da previsão de tempo, assim como dos níveis dos rios, pode ser feito pelo site da Semarh.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar