"Maior Cristo do mundo", com quase 3 mil toneladas, começa a ser erguido na cidade do Pilar

Publicado em 07/12/2022, às 17h10
Assessoria Pilar -

TNH1 com Assessoria Pilar

O maior Cristo do mundo começou a ser erguido nesta quarta-feira (07), quando a cidade de Pilar recebeu centenas de pessoas, entre moradores, imprensa e trade turístico, para o lançamento das obras da escultura que terá 70 metros de altura e fará parte de um complexo cultural e religioso localizado no Alto do Santo Cruzeiro. No evento, os convidados já puderam, inclusive, conhecer peças como as mãos e o rosto do Cristo, e participar de uma sessão de perguntas sobre a obra. A previsão de inauguração é para julho de 2024. 

LEIA TAMBÉM

A estátua, fruto de investimento de recursos próprios do Município de Pilar da ordem de R$ 12,2 milhões, pesará quase 3 mil toneladas. Só o rosto do Cristo tem uma tonelada e meia: são dez metros da cabeça ao pescoço, segundo explica o escultor Markus Moura, que lidera uma equipe de cinco artistas, entre auxiliares, soldadores e armadores. Ao todo, as obras vão mobilizar quase 50 profissionais, incluindo os operários da construtora responsável pela base e tronco da escultura, que equivale a um prédio de 23 andares. O Cristo vai se somar à imagem gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e à Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas, já instalados no mirante com vistas à Lagoa Manguaba. 

O prefeito da cidade, Renato Filho, afirmou que a implantação do Cristo em Pilar é mais que a criação de um monumento religioso e que o município precisa ser visto como um vetor de desenvolvimento – principalmente por meio do gás natural – de todo o estado. “O Cristo vem para complementar o turismo de Pilar e de Alagoas. Em breve, teremos também um teleférico, para que os visitantes possam descer até a lagoa, experimentar o nosso peixe bagre e conhecer um pouco da nossa história, retratada em equipamentos como o Cine Pilarense e a Casa da Cultura Arthur Ramos, fomentando a geração de emprego e renda e, dessa forma, proporcionando cada vez mais oportunidades para todos”, disse o prefeito. 

“Pilar é uma cidade cujo potencial é enorme, mas que ficou muito tempo ‘apagada’. Hoje, ela se abre para o mundo não apenas com o Cristo, mas também e, principalmente, pelo que temos feito em prol do pilarense, porque só se constrói uma grande cidade quando o seu povo está feliz, quando se consegue, verdadeiramente, transformar a vida das pessoas”, complementou Renato Filho. 

O prefeito destacou o protagonismo que o Município vem conquistando não apenas com o turismo religioso. De acordo com o gestor, a decisão de erguer o maior Cristo do mundo só foi possível “porque Pilar fez o dever de casa”, graças à série de investimentos em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação. “Estamos construindo, às margens da BR-316, um dos maiores hospitais de Alagoas. Criamos a primeira escola pública bilíngue do Norte e Nordeste, reduzimos a extrema pobreza e diminuímos drasticamente o analfabetismo na cidade, saltando de 5,6 mil estudantes para mais de 9 mil alunos na rede municipal. E, mais recentemente, ofertamos à população pilarense 2 mil vagas em cursos profissionalizantes do Senai e do Senar. Portanto, jamais começaríamos por aqui [pelo Cristo] se não tivéssemos feito o dever de casa, cuidando dos munícipes como quem cuida de um filho”, disse o prefeito. 

Escultor detalha a obra “realista” –  A estátua retrata Jesus ressuscitado e é assinada pelo mesmo artista que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), hoje o maior do Brasil, com 43,5 metros. No monumento de Alagoas, com 70 metros de altura e 60 de envergadura, um elevador interno levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo. O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo. 

“O nosso trabalho é um pouco mais realista que o do Cristo do Rio de Janeiro. No de Pilar, o visitante poderá notar as veias e até detalhes das mãos. E ao subir de elevador até o peito do Cristo, o visitante vai desfrutar de uma visão panorâmica da cidade, cuja população, inclusive, está de parabéns pela hospitalidade, o que também conta bastante quando se fala em turismo”, avaliou o artista Markus Moura, durante o evento. 

Após a cerimônia, o canteiro de obras do Cristo recebeu a benção de um grupo de padres e líderes religiosos de Pilar e de todo o estado. O pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira, externou seu contentamento com a iniciativa. “É uma alegria muito grande para a nossa cidade. Esta grandiosa imagem de Jesus Cristo vai conferir muita visibilidade não apenas ao Pilar, mas a todo o nosso estado, trazendo, assim, mais prosperidade para Alagoas, para o bem do nosso povo”, disse. 

Quem também já não esconde a emoção, bem como a expectativa de ver a obra concluída, é a pilarense Aparecida Souza, que, devota de Nossa Senhora do Pilar, fez questão de acompanhar a benção e conhecer as partes do monumento que já começam a ganhar forma. “Estou muito feliz por tudo o que a Prefeitura vem fazendo por nós. Nossa santa [Nossa Senhora do Pilar] já é linda. Agora, teremos um Cristo maravilhoso para contemplar todos os dias. Não vejo a hora de fazer as minhas orações aqui, ao pé do Cristo”, garantiu a dona de casa. 

Parque e qualificação do turismo – O entorno do Cristo será beneficiado por um parque ambiental, que será construído em seguida e terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística. 

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local. A iniciativa Desbrave Pilar, que visa posicionar a cidade, definitivamente, no circuito do turismo regional, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)