Maia diz que reforma da Previdência paulista é exemplo para demais estados

Publicado em 10/11/2019, às 21h03
Agência Câmara -

Agência Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu, em São Paulo, que os estados sigam o exemplo do governo paulista, que nesta sexta (8) anunciou o envio, à Assembleia Legislativa, de uma proposta de reforma da Previdência estadual que pretende economizar R$ 32 bilhões em dez anos.

LEIA TAMBÉM

Maia participou do anúncio, ao lado do governador de São Paulo, João Doria. A proposta, entre outras medidas, cria idade mínima para aposentadoria dos servidores estaduais e aumenta a alíquota de contribuição de 11% para 14%.

Para Maia, o sistema previdenciário brasileiro transfere renda das pessoas mais pobres para as mais ricas. “Na Europa, o sistema reduz a desigualdade, mas no Brasil 75% dos recursos ficam com os mais ricos e só 25% com os mais pobres. Os outros estados deviam seguir o exemplo de São Paulo para que tenhamos um Brasil mais igual”, disse.

Na quarta-feira (6), o Senado aprovou em primeiro turno a chamada PEC Paralela da Previdência (PEC 133/19). A proposta, em análise no Sendo, prevê que os poderes executivos estaduais e municipais promovam alterações nos seus sistemas previdenciários por meio de projetos a serem aprovados pelas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história Veja lista de primeiros nomeados para o secretariado do novo mandato de JHC Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro Chico Filho é eleito por unanimidade presidente da Câmara de Maceió