Máfia das Sanguessugas: Justiça Federal mantém condenação contra João Caldas

Publicado em 20/09/2016, às 18h09

Redação

Em uma decisão unânime, a 4º Turma do Tribunal Regional Federal da 5º Região, manteve parte da ação penal contra o ex-deputado federal João Caldas, pai do atual deputado federal e candidato a prefeito por Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, na chamada "Máfia das Sanguessugas". 

LEIA TAMBÉM

O acórdão foi publicado na edição dessa segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União. Na ação, João Caldas é acusado de corrupção passiva e de associação criminosa. Caso seja mantida a condenação, o ex-deputado pode ser preso.

João Caldas chegou a ser absolvido de parte das acusações - apesar de o Ministério Público Federal ter recorrido da absolvição - mas continua respondendo pelos dois crimes (corrupção passiva e de associação criminosa).

"O esquema"

A "Máfia das Sanguessugas" foi um esquema descoberto 2006 pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga, que desarticulou um grupo de parlamentares que cometia fraude a licitações para compra de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares. 

56 deputados e um senador foram investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), instaurada no Congresso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira