Redação
Em uma decisão unânime, a 4º Turma do Tribunal Regional Federal da 5º Região, manteve parte da ação penal contra o ex-deputado federal João Caldas, pai do atual deputado federal e candidato a prefeito por Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, na chamada "Máfia das Sanguessugas".
LEIA TAMBÉM
O acórdão foi publicado na edição dessa segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União. Na ação, João Caldas é acusado de corrupção passiva e de associação criminosa. Caso seja mantida a condenação, o ex-deputado pode ser preso.
João Caldas chegou a ser absolvido de parte das acusações - apesar de o Ministério Público Federal ter recorrido da absolvição - mas continua respondendo pelos dois crimes (corrupção passiva e de associação criminosa).
"O esquema"
A "Máfia das Sanguessugas" foi um esquema descoberto 2006 pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga, que desarticulou um grupo de parlamentares que cometia fraude a licitações para compra de ambulâncias com recursos de emendas parlamentares.
56 deputados e um senador foram investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), instaurada no Congresso.
LEIA MAIS