Maceioenses apontam prioridades na elaboração da LOA

Publicado em 25/08/2019, às 13h17
Audiência Pública – LOA | Marco Antonio/SECOM Maceió -

Secom Maceió

Ajudar a Prefeitura de Maceió a traçar ações para o próximo ano. Foi com esse objetivo que maceioenses participaram de mais uma importante etapa da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Promovida pela Secretaria Municipal de Economia (Semec), a primeira audiência pública presencial aconteceu neste sábado (24) na sede da OAB/AL, em Jacarecica. O prazo para participação da Audiência Pública Digital (APD), no Portal do Cidadão, foi prorrogado para o próximo sábado (31).

LEIA TAMBÉM

O secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, lembra que as audiências permitem um entendimento melhor das demandas da cidade. “Nós temos um orçamento que é construído anualmente com a participação da sociedade. O objetivo de hoje foi de colher as ações que ela entende que são prioritárias na execução do orçamento do próximo ano e o que gostaria de ver nos bairros. Então é o momento do Município ouvir a opinião da população sobre o que precisa ser priorizado pela gestão municipal na execução das políticas públicas”, disse o gestor.

Jaílton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, explica que as audiências são importantes para o poder público ouvir as necessidades das diversas regiões da capital e, assim, priorizar as ações. “É um momento importante para construir uma Lei Orçamentária mais democrática e que reflita os anseios da sociedade de Maceió. Ninguém melhor para participar das audiências do que o morador do Vergel, do Benedito Bentes, do Pontal e dos demais bairros, porque eles têm um sentimento maior do que incomoda, faz falta e sentem a deficiência de alguma política publica. É fundamental ouvi-los para que a sua prioridade esteja dentro do planejamento e da agenda pública do gestor”, pontuou. “É uma recomendação que vem do prefeito Rui Palmeira, para que a gente possa atender melhor o cidadão de Maceió”, acrescentou Jailton.

O morador da Ponta Verde, Gildelson Sampaio, representou o bairro e é consciente sobre a participação da comunidade nas decisões públicas. “É um momento interessante e muito importante para as comunidades, já que é uma oportunidade de discutir  o planejamento para formular o orçamento que será aplicado em benefício da cidade. Uma audiência pública apresenta para a sociedade o momento dela  fazer as suas reivindicações”, avaliou Sampaio, que também é presidente da União das Entidades Comunitárias de Alagoas (Unicom).

A audiência reuniu representantes do Município e dos moradores da parte baixa da cidade. O Ministério Público Estadual (MPE/AL), OAB e Câmara Municipal também estiveram representados. No próximo sábado, será realizada a segunda audiência na Unit do Benedito Bentes para os representantes dos bairros da parte alta de Maceió. Já a Audiência Pública Digital (APD) segue também até sábado por meio do Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br).

Os participantes das audiências públicas presenciais e virtuais escolhem duas das ações que estão previstas na LOA. A Lei Orçamentária Anual é a terceira lei ordinária do sistema orçamentário previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Maceió. Nela, estima-se a receita e se fixa a despesa do Município.

A participação da população maceioense na construção de prioridades para a LOA leva em consideração o que foi planejado no Plano Plurianual do Município (PPAM) e priorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. As proposições elencadas pelos cidadãos passam a compor o Projeto de Lei que será enviado até o dia 15 de outubro para votação na Câmara Municipal de Maceió (CMM).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara