Maceió teve chuvas e temperaturas acima da média no mês de março, diz Inmet

Publicado em 09/04/2024, às 10h29
Arquivo/Semtel -

TNH1

O mês de março já ficou para trás, e durante a passagem dele se foi o verão e chegou o outono. O período de mudança de estação também ficou marcado por estatísticas sobre o tempo e o clima que chamaram a atenção quando Maceió foi a cidade analisada por meteorologistas, pois a capital teve chuvas e temperaturas acima da média. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

LEIA TAMBÉM

O registro das temperaturas mínima e máxima em Maceió, durante os 31 dias do mês passado, foi a mais do que era esperado. No mês passado, a média da mínima foi de 24,7ºC, e ficou com 2ºC a mais do que a "Normal Climatológica", que é feita pelo cálculo das médias de parâmetros meteorológicos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Meteorológica Mundial. Enquanto a temperatura máxima foi de 32,6ºC, com 1,1ºC a mais do que era indicado.

Ainda segundo o instituto, a menor temperatura na capital foi registrada no dia 23 de março, com 23,4ºC. No dia 2, Maceió teve a máxima de 34,9ºC, a maior do mês.

Já sobre as chuvas, o total registrado na estação meteorológica automática da capital foi de 124,2 milímetros. Este valor é 23% acima da "Normal Climatológica". A média esperada era de 101,3 milímetros, ou seja, março teve 22,9 milímetros a mais.

Veja a publicação do Inmet:

???? Balanço: Maceió (AL) teve chuva e temperaturas acima da média em março/2024❗

???? O total de chuva registrado na estação meteorológica automática de Maceió (AL) foi de 124,2 milímetros (mm). Esse valor é 23% acima da Normal Climatológica. pic.twitter.com/Lfpk6PV8E4

— INMET (@inmet_) April 8, 2024

Previsão de chuvas e ventos de até 60km/h para esta terça-feira (9) - Maceió e outros 71 municípios (veja a lista ao final da matéria) estão em alerta de chuvas e ventos intensos até a quarta-feira, às 10h. O aviso amarelo de perigo potencial foi divulgado pelo Inmet no começo desta manhã.

De acordo com a publicação do órgão federal, as cidades alagoanas listadas devem ter chuvas entre 20mm/h e 30mm/h ou até mesmo 50mm/dia; ventos fortes, que podem chegar até 60km/h, com uma velocidade mínima estimada em 40km/h; além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Veja a lista de municípios afetados:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras