TNH1
O mês de março já ficou para trás, e durante a passagem dele se foi o verão e chegou o outono. O período de mudança de estação também ficou marcado por estatísticas sobre o tempo e o clima que chamaram a atenção quando Maceió foi a cidade analisada por meteorologistas, pois a capital teve chuvas e temperaturas acima da média. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA TAMBÉM
O registro das temperaturas mínima e máxima em Maceió, durante os 31 dias do mês passado, foi a mais do que era esperado. No mês passado, a média da mínima foi de 24,7ºC, e ficou com 2ºC a mais do que a "Normal Climatológica", que é feita pelo cálculo das médias de parâmetros meteorológicos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Meteorológica Mundial. Enquanto a temperatura máxima foi de 32,6ºC, com 1,1ºC a mais do que era indicado.
Ainda segundo o instituto, a menor temperatura na capital foi registrada no dia 23 de março, com 23,4ºC. No dia 2, Maceió teve a máxima de 34,9ºC, a maior do mês.
Já sobre as chuvas, o total registrado na estação meteorológica automática da capital foi de 124,2 milímetros. Este valor é 23% acima da "Normal Climatológica". A média esperada era de 101,3 milímetros, ou seja, março teve 22,9 milímetros a mais.
Veja a publicação do Inmet:
???? Balanço: Maceió (AL) teve chuva e temperaturas acima da média em março/2024❗
— INMET (@inmet_) April 8, 2024
???? O total de chuva registrado na estação meteorológica automática de Maceió (AL) foi de 124,2 milímetros (mm). Esse valor é 23% acima da Normal Climatológica. pic.twitter.com/Lfpk6PV8E4
Previsão de chuvas e ventos de até 60km/h para esta terça-feira (9) - Maceió e outros 71 municípios (veja a lista ao final da matéria) estão em alerta de chuvas e ventos intensos até a quarta-feira, às 10h. O aviso amarelo de perigo potencial foi divulgado pelo Inmet no começo desta manhã.
De acordo com a publicação do órgão federal, as cidades alagoanas listadas devem ter chuvas entre 20mm/h e 30mm/h ou até mesmo 50mm/dia; ventos fortes, que podem chegar até 60km/h, com uma velocidade mínima estimada em 40km/h; além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja a lista de municípios afetados:
LEIA MAIS