Maceió: testagem para diagnóstico de hepatites, HIV e Aids inicia neste sábado (3)

Publicado em 02/07/2021, às 09h18
Divulgação -

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde promove, ao longo do mês de julho, diversas ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico das hepatites virais. As atividades são alusivas à campanha Julho Amarelo, que em 2021 tem como tema: “Não vamos deixar ninguém para trás”, e serão coordenadas pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do Município.

LEIA TAMBÉM

As ações têm início neste sábado (3), com a testagem para HIV, Aids e Hepatites no Abrigo São Vicente de Paula, voltadas para a população em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas e profissionais do sexo. As Unidades Básicas de Saúde também vão realizar ao longo do mês salas de espera com palestras educativas sobre prevenção e diagnóstico das hepatites e intensificação da testagem para os usuários.

Gessyca Melo, gerente de IST/Aids e Hepatites Virais do município, destaca que as ações deste mês visam a despertar na comunidade a importância da prevenção para as hepatites. “Em muitos casos, as hepatites são assintomáticas, com manifestação de tosse, febre, por isso, muitas pessoas não procuram as unidades de saúde. Por isso, a importância do diagnóstico precoce através da conscientização e oferta ampliada de testes rápidos”, destaca.

Causas – A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção – A melhor forma de prevenção são os cuidados para não se expor a situações de risco como relações sexuais sem preservativo, quando for a manicure ou dentista se certificar de que aquele material foi esterilizado em autoclave, verificar se as condições clínicas estão adequadas, entre outros cuidados que podem evitar a infecção por hepatite B e C, uma das mais comuns.

Webnário

Durante o Julho Amarelo também será realizado um webnário com o tema “O desafio de buscar metas de eliminação das Hepatites Virais em meio à pandemia da Covid-19”. O evento é uma parceria dos Programas Municipal e Estadual de IST, Sociedade Alagoana de Gastroenterologia, Instituto Brasileiro do Fígado e Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Alagoas

Na sexta-feira (9), às 14h30, será o primeiro dia do evento, com a palestra virtual “O desafio de buscar as metas de eliminação das Hepatites Virais em meio à pandemia da Covid-19”, com a médica Isabela Dutra, especialista em Medicina Interna, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. O público-alvo do encontro são trabalhadores de saúde em geral.

Já o segundo dia do webinário ocorre dia 22 de julho, uma quinta-feira, às 16h, com o tema “Remodelando o cuidado com as Hepatites Virais na Era da Covid-19”, que será ministrado pelo médico Eric Besseti, especialista em Medicina Interma e Gastroenterologia, mestre e doutor em Gastroenterologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia. O público-alvo desse dia são os médicos.

Os dois encontros serão mediados pela médica Leila Tojal, especialista em em Gastroenterologia e Hepatologia, mestra em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Para participar das atividades, os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/BxFLKeSYuPHasKuX7. A transmissão será através do canal do Youtube da FANUT/UFAL e será encaminhado aos inscritos horas antes da transmissão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bairros de Maceió podem ter o fornecimento de água interrompido por serviços de manutenção Alagoas se despede de Benedito de Lira "Ele vivia, respirava, trabalhava todos os dias para fazer da política a sua arte e seu maior legado”, diz Arthur Lira Construtora nega “invasão” em área em Riacho Doce: “Não há qualquer risco de a Norcon adentrar as terras desta família”