Maceió sedia, hoje e amanhã, evento preparatório da Cúpula de Países Líderes do G20

Publicado em 01/07/2024, às 06h09 - Atualizado às 06h21

Redação

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares, um dos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, a acontecer em novembro, no Rio de Janeiro, no final de novembro, vai se realizar hoje (1o) e amanhã (2), no Centro de Convenções de Maceió, uma das cidades-sede, com abertura às 9 da manhã desta segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

A cerimônia de abertura conta com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/ADL), que assumiu o comando do P20 em outubro de 2023, em substituição a Om Birla, líder da Casa do Povo da Índia.

As parlamentares dos países-membros do G20 e dos países convidados para a Cúpula de Líderes e de organismos internacionais, irão debater em Maceió o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” – os temas prioritários têm foco nos impactos para meninas e mulheres, promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades.

“É uma honra nossa cidade e nosso estado sediarem esse evento tão importante e de relevo global. Debater e promover a inserção das mulheres na vida pública e na vida política é uma necessidade e, com este evento, queremos fomentar este engajamento e esta participação”, argumenta Arthur Lira.

Segundo informações da assessoria do evento, os países do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial.

Dos membros do G20 irão participar Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos países convidados, Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal. Dos países de língua portuguesa, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste. E do Mercosul, Bolívia e Paraguai.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Opinião: "O verdadeiro responsável pela crise do Pix" Arthur Lira ministro da Casa Civil de Lula? Governo deve vetar projeto apoiado por Alfredo Gaspar Maragogi tenta reverter suspensão do turismo na "Lagoa Azul"