Maceió: praias livres de óleo e próprias para banho mantém turismo em alta

Publicado em 14/11/2019, às 10h14
Foto: Blog Márcio no Mundo -

Redação

No feriadão da Proclamação da República, que pode servir de termômetro para o setor turístico nesta época, Maceió já registra uma ocupação hoteleira de 92,32%, superior ao mesmo período do ano passado, que ficou na casa dos 90%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL). 

LEIA TAMBÉM

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, fala sobre as perspectivas do setor diante do desastre ambiental que atingiu os 9 estados do Nordeste, onde o turismo rendeu, somente até agosto, R$ 2,4 bilhões para a economia da região.

“Vale ressaltar que esse crescimento se dá num cenário de aumento do número de leitos de nossa rede hoteleira”, comemora.

Em levantamento do Hotel Urbano – Hurb, agência de viagens online, Maceió aparece como o 6º destino mais procurado da plataforma para o feriadão da Proclamação da República.

Crise da desinformação foi maior do que a crise do óleo: Rafael Brito, secretário de Estado do Turismo

Desinformação 

Rafael Brito aponta um movimento de desinformação no Sul e Sudeste, que poderia afetar o turismo na capital.

“A crise da desinformação no Sul e no Sudeste foi maior do que a crise do óleo. Não temos manchas de óleo em Maceió, em nenhum ponto do litoral da capital. É preciso que seja esclarecido”, diz o secretário.

"E mesmo nas cidades afetadas, são quilômetros de praia e apenas alguns metros com presença de óleo. O que não impede o fluxo do turista", acrescenta.

Se o presente traz boas notícias, segundo Rafael Brito, ações já estão em andamento para evitar prejuízos futuros.

“No auge da crise registramos sim cancelamentos, mas isso já foi revertido e as reservas substituídas. Estamos com um trabalho com agências de turismo e companhias aéreas onde atualizamos diariamente informações e imagens, mostrando que Maceió não registra manchas de óleo”, revela.

Praias: sem óleo e próprias para banho

A informação do secretário pode ser confirmada e atualizada periodicamente na plataforma digital de monitoramento das principais praias turísticas da capital alagoana, disponibilizada pela prefeitura de Maceió.

A última atualização, que você confere clicando no banner abaixo, todas a praias urbanas – Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Garça Torta e Ipioca estão classificadas como “Sem óleo e próprias para banho”. Confira:


Setor se reuniu no Ceará

Nessa quarta-feira, 13, Secretários do Turismo dos estados do Nordeste se reuniram em no Ceará,  para debater temas de relevância para impulsionar o turismo nos estados da região.

Um dos temas será a possibilidade de vender o Nordeste como um produto único.

"Alagoas está representada pelo Paulo Roberto Kugelmas, Superintendente de Turismo. É um momento importante para todos os estados discutirem ações e parcerias neste momento em especial", afirma o secretário Rafael Brito.

Abrace o mar

Nesta sexta-feira, 15, feriado pelo dia da Proclamação da República, acontecerá a ação "Vamos Abraçar o Mar", uma iniciativa do Convention de Porto de Galinhas, que tem se expandido para todas as regiões atingidas pelas manchas de óleo. Em Alagoas, a ação está sendo coordenada pela presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Ana Carvalho, que tem orientado e repassado as informações para os demais municípios alagoanos. A ideia é reunir o máximo de pessoas possível, mostrando que todos estão unidos pelas praias nordestinas. Em Alagoas, a ação ocorrerá às 10 horas, simultaneamente, nas praias de Maragogi, Maceió (Ponta Verde), Japaratinga, Francês e Barra de São Miguel e pretende juntar moradores e turistas em uma iniciativa única, evidenciando o trabalho das pessoas, empresários e poder público para limpar rapidamente as praias atingidas.

“Enfrentamos sim um problema, mas é preciso que as pessoas fiquem cientes de que nem todas as praias foram atingidas, e que o litoral nordestino, com seus mares paradisíacos, podem e devem continuar sendo frequentados. O “Vamos abraçar o Mar” vem para mostrar que somos maiores do que os problemas, do que as notícias distorcidas e as fake news alarmantes”, destacou Fábio Kazuo, que faz parte do grupo que coordena o ação em Maceió.

Guia completo de Maceió

Para alagoanos ou turistas que estão a fim de desbravar as belezas da capital, o Blog Márcio no Mundo traz um guia completo da cidade.

No guia, que você confere AQUI, você encontra tudo o que a cidade oferece em belezas naturais, cultura e passeios. Confira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara