Maceió interrompe sequência positiva e registra queda na nota do Ideb

Publicado em 19/09/2022, às 17h30
Marco Antônio/Secom Maceió -

Redação TNH1

Após oito anos de crescimento, Maceió voltou a registrar queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino das escolas públicas. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 16, e mostram que a nota de avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Maceió caiu de 5,4 para 4,9. Nos anos finais, o índice desceu de 4,3, para 4,1. A queda interrompe uma sequência positiva da avaliação da educação da capital alagona que durava desde 2013.

LEIA TAMBÉM

Até 2019, a educação pública de Maceió registrava crescimento a cada avaliação do Ideb, cuja divulgação acontece a cada dois anos. A série positiva para os primeiros anos do ensino fundamental de Maceió começou em 2013 quando a nota saltou de 4,0 para 4,3. Em 2015 o Ideb de Maceió chegou a 4,8 e saltou para 5,1 em 2017. Os avanços foram confirmados em 2019 com o Ideb de Maceió batendo a nota de 5,1 e colocando a capital entre as que mais cresciam nos índices educacionais. 

O Ideb é o principal medidor da qualidade do ensino no Brasil. Trata-se de um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes que participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com nota informativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, o Ideb 2021 apresentou dados distorcidos, pois as informações foram colhidas durante a pandemia do novo coronavírus, entre novembro e dezembro do ano passado. Nesse período, muitas escolas públicas não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno. Ainda segundo a nota, os enormes desafios educacionais observados durante a pandemia impactaram de maneira negativa o desempenho dos alunos e, consequentemente, o valor final do indicador.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e aguarda o posicionamento do órgão, que será incluído na matéria tão logo seja enviado à redação. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento